
Nesta quarta-feira, 27 de agosto, 482 crianças de 4 e 5 anos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Caio Carlos Frota de Medeiros participaram da atividade “Explorando os Sentidos”. A ação, promovida pela Prefeitura de Manaus, integra a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, que acontece em todas as escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) até 1º de setembro.
O objetivo principal da atividade é mostrar às crianças que cada pessoa percebe o mundo de formas diferentes, a partir de emoções e sentidos, reforçando a importância do respeito à diversidade. Para que as crianças tivessem as mesmas vivências, todas participaram de uma experiência multissensorial, em um circuito com quatro estações diferentes, com caminho das texturas, esporte adaptado (vôlei sentado) e desenho com o pé. Os pais ou responsáveis puderam acompanhar toda a programação, tornando o momento ainda mais enriquecedor.
A gestora do Cmei, Jezica Lima, destacou a excelente aceitação do projeto por parte das crianças. “Foi emocionante ver as crianças participando ativamente, explorando os sentidos e aprendendo sobre o valor da inclusão de forma lúdica e significativa. Esse tipo de experiência deixa marcas positivas em suas vidas, pois é essencial que todas as crianças, tanto as típicas quanto as atípicas vivenciem momentos como esses na escola”, afirmou Jezica.
O Cmei atende 40 crianças na sala de recursos e todos participaram da ação. A professora da sala de recursos, Mariane Cruz, reforçou a importância da “Semana da Pessoa com Deficiência” como instrumento de conscientização. “O nosso Cmei é um local que abraça a diversidade e a inclusão. Nosso trabalho é para que as nossas crianças sejam cada vez mais conscientes, acessíveis e acolhedoras, garantindo respeito com as nossas crianças da educação especial”, disse Mariane.
Durante a programação, as crianças da educação infantil participaram de dinâmicas lúdicas que estimulam os sentidos e trabalham valores como empatia e convivência. Nesse contexto, exploraram uma sala sensorial especialmente preparada para desenvolver diferentes habilidades, como a cognição, a motricidade ampla e fina, aspectos socioemocionais e de socialização, por meio de estímulos táteis e visuais.
A pequena Katarina Abreu, 5 anos, do 2º período, demonstrou estar muito feliz em participar da atividade junto com os amigos. “Eu gostei muito, na hora do vôlei, foi legal, porque brinquei com meus amigos. Aqui na escola a gente sempre faz brincadeiras juntos, e eu adoro”, disse Katarina.
Por Thalia Rodrigues/ Semed











