Amazônia sob novo comando: general quatro estrelas assume posto estratégico do Exército

Deputado Adjuto Afonso e o general de Exército Luiz Gonzaga Viana Filho - Foto: Ney Xavier

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), participou na noite desta terça-feira (19) da solenidade de passagem de cargo do Comando Militar da Amazônia (CMA). O evento foi realizado no campo de formatura da instituição, no bairro Ponta Negra, zona oeste da capital.

O ato marcou a transmissão do cargo do general de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves para o general de Exército Luiz Gonzaga Viana Filho, que assume a missão de liderar uma das estruturas militares mais estratégicas do país. O CMA é responsável pelos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, abrangendo a 12ª Região Militar, e desempenha um papel fundamental na defesa, integração e desenvolvimento da Amazônia.

Adjuto Afonso destacou a relevância da instituição para a segurança nacional e para a valorização da Amazônia.

Deputado Adjuto Afonso e o general de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves – Foto: Ney Xavier

“O Comando Militar da Amazônia tem um papel estratégico não apenas na defesa das nossas fronteiras, mas também na integração e no desenvolvimento da região. Registro meus agradecimentos ao general Costa Neves pelo trabalho realizado com dedicação e compromisso, e desejo pleno êxito ao general Luiz Gonzaga Viana Filho, que agora assume a condução desta missão tão importante para o nosso país”, afirmou o parlamentar.

A formatura de troca de comando, que passou de Costa Neves para Viana Filho, dois generais quatro estrelas, foi presidida pelo general Tomás Ribeiro Paiva, comandante do Exército. A solenidade contou também com a presença de autoridades civis e chefes militares de outras regiões.

O general de Exército Luiz Gonzaga Viana Filho nasceu em 25 de agosto de 1965, na cidade de Picos, no Piauí. Ele estudou no Colégio Militar de Fortaleza e incorporou nas fileiras do Exército em 14 de fevereiro de 1981, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras, em 12 de dezembro de 1987.

Sua promoção a general de Exército aconteceu em 31 de julho de 2025. Apenas generais quatro estrelas, a última patente da carreira no Exército, podem comandar o CMA.

Assessoria de Comunicação: Danilo Boniek e Nívia Rodrigues

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.