
A união entre o conglomerado de multimídia Sony e a montadora japonesa Honda resultou no Afeela 1, um veículo elétrico que promete revolucionar o mercado.
A história do projeto é longa, mas a confirmação da produção e do lançamento do carro foi revelada durante o Consumer Electronics Show (CES) 2023, a maior feira de tecnologia do mundo, sediada em Las Vegas. A união entre as empresas foi firmada graças à Honda, porém o projeto para a criação de um veículo inovador partiu da Sony.
Na edição deste ano, a Sony Honda Mobility declarou que o Afeela 1 já pode ser encomendado e a produção vai começar em 2026.
História da união
Em janeiro de 2020, a Sony apresentou aos participantes do Consumer Electronics Show um carro-conceito chamado Vision-S. A empresa, no entanto, deixou claro que o veículo não seria produzido; tratava-se somente de uma experiência.
O modelo apresentado contava com um sistema operacional personalizado, reforçado com telas sensíveis ao toque. A tecnologia exibida pela Sony era superior ao que se esperava de um carro-conceito. Na edição do ano seguinte, a empresa de multimídia japonesa compartilhou imagens dos testes de um protótipo de veículo circulando por vias públicas. A expectativa do público era descobrir a data prevista de lançamento, porém a resposta não veio.
Já em 2022, a Sony formou uma divisão chamada Sony Mobility. A grande novidade foi a revelação de um segundo protótipo, desta vez um SUV chamado Vision-S 02. Em setembro do mesmo ano, a empresa passou a se chamar Sony Honda Mobility. A união com a Honda ampliou e acelerou as chances de o sonho da Sony se concretizar.
No CES 2023, a empresa formada pelas gigantes japonesas anunciou o Afeela, um veículo que deixaria de ser um conceito para ser inserido às linhas de produção. No início deste ano, durante mais uma edição do Consumer Electronics Show, a Sony Honda Mobility confirmou a notícia de que a produção do Afeela 1, seu primeiro veículo elétrico, será iniciada em 2026.
Conheça o Afeela 1

O Vision-S, modelo inicialmente proposto pela Sony em 2020, contaria com um par de motores de 200 kW e conseguiria acelerar de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4,5 segundos. A sua autonomia seria de cerca de 480 km. Porém, como não passava de um carro-conceito, as classificações não representaram impacto significativo sobre o mercado e, mais especificamente, sobre o público consumidor.
O Afeela 1 tem uma meta de autonomia de 480 km, a exata meta de alcance do Vision-S. O dado é baseado no ciclo de testes da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e se trata de um conjunto de procedimentos para avaliar o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
A autonomia pode até não ser surpreendente, mas, de acordo com a Sony Honda Mobility, o foco do Afeela 1 está em sua tecnologia. A união entre as gigantes japonesas detalha que o seu primeiro carro terá 40 sensores, incluindo 18 câmeras, um sistema LIDAR – que detecta luz e o seu alcance –, 9 radares e 12 sensores ultrassônicos.
Conforme a empresa, todo esse sistema garante auxílio ao chamado “motorista de nível 2“, que faz referência ao sistema de assistência à direção. A tecnologia assume o controle de certas funções do veículo, como a aceleração, frenagem e direção em determinadas situações. O motorista, por outro lado, ainda deve permanecer atento ao funcionamento do sistema e intervir quando necessário.
A Sony Honda Mobility ainda acrescenta que o Afeela 1 contará com:
-
- Assistente pessoal próprio;
- Mapeamento 3D;
- Sistema de som espacial;
- Conectividade 5G.
O destaque fica para a Media Bar, um display externo de informações. A empresa descreve a tecnologia como uma “seleção de entretenimento imersivo”.
Durante a divulgação do Vision-S, a Sony chegou a informar que o carro-conceito também poderia rodar jogos do PlayStation, que é a sua marca de consoles de videogame. Isso seria possível a partir da conexão 5G entre o painel do veículo e o console do proprietário. Ou seja, os usuários poderiam jogar por meio do streaming via nuvem do PS5. Apesar de testes de demonstração já terem sido feitos, a possibilidade do Afeela 1 rodar jogos do PlayStation ainda não foi integralmente oficializada pela Sony Honda Mobility. Então, resta aguardar.

O poder de processamento do veículo será de 800 TOPS (trilhões de operações por segundo). Para se ter ideia da dimensão: o mais recente chip da Apple, o M4, gerencia apenas 38 TOPS. A carga máxima que o Afeela 1 irá suportar ainda não foi anunciada. Porém, o veículo contará com a rede de carregamento US Supercharger, da Tesla, empresa de Elon Musk.
Pré-venda

Segundo a Sony Honda Mobility, o Afeela 1 contará com dois modelos: Origin e Signature. O primeiro será vendido por US$ 89.900 (R$ 485.460), e o segundo por US$ 102.900 (R$ 555.660).
O Origin está disponível apenas na cor preta, com interior da mesma cor. A versão mais cara do Signature inclui rodas de 21 polegadas – enquanto a do Origin tem 19 polegadas –, um sistema de entretenimento traseiro com duas telas para interação e um espelho central digital.
A empresa disponibilizou, em janeiro deste ano, o site de pré-venda do Afeela 1 ao público interessado. O valor de entrada é reembolsável e custa US$ 200 (cerca de R$ 1.100). Até o momento, apenas residentes da Califórnia podem fazer a pré-venda. As expectativas são de que o carro seja futuramente enviado para interessados de outros estados norte-americanos e, em seguida, para clientes estrangeiros. Além disso, as unidades do Signature deverão chegar primeiro ao mercado. Por outro lado, as do Origin estão previstas somente para 2027.










