Alunos de Iranduba vão aprender sobre sustentabilidade com programa interativo

Parceria entre Norte Ambiental e Innyx promove formação de professores, ações sustentáveis e protagonismo estudantil

Estudantes e professores de Iranduba participam de programa pioneiro de educação ambiental - Foto: Paulo Fehlauer | Instituto Rodrigo Mendes

As empresas Norte Ambiental e Innyx, integrantes do Grupo Bringel, uniram suas competências — em ações de redução de impactos à natureza e em soluções tecnológicas de aprendizagem, respectivamente — para implantar, no município de Iranduba (a 36 quilômetros de Manaus), o programa “Educar para Preservar”. O público-alvo da iniciativa são estudantes e professores da rede pública do Ensino Fundamental.

O lançamento oficial do programa será nesta quinta-feira (7 de agosto), às 8h, na sede da Norte Ambiental, no município. Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Iranduba (Semei) estarão presentes no evento. Atualmente, a companhia é referência nacional no tratamento e na gestão de resíduos sólidos.

De acordo com um levantamento de 2022 da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o Brasil gera mais de 82 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, mas apenas 8% dos municípios brasileiros contam com coleta seletiva estruturada. No Amazonas, conforme o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-AM), mais de 75% dos municípios não possuem uma política contínua de educação ambiental.

Em muitas escolas públicas, faltam materiais, capacitação e apoio para abordar a sustentabilidade de forma prática e significativa. Com base na Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, o programa “Educar para Preservar” surge em Iranduba para preencher essa lacuna com uma proposta pedagógica que integra teoria e prática, sensibilizando e formando cidadãos conscientes e responsáveis pela sustentabilidade e preservação da natureza no próprio espaço.

Entre os principais objetivos do programa estão: conectar escola, comunidade e território; fomentar a formação continuada de professores; incentivar práticas sustentáveis na educação básica; e gerar transformações para garantir um futuro melhor à comunidade.

A iniciativa também está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como educação de qualidade (ODS 4), ação contra as mudanças climáticas (ODS 13) e preservação da vida terrestre e aquática (ODS 14 e 15).

Estrutura do programa

O programa “Educar para Preservar” é estruturado em quatro etapas:

    • Capacitação híbrida de professores, com conteúdo sobre o ciclo dos resíduos, palestra e material no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
    • Oficinas de sensibilização em escolas com o tema “A mágica da Transformação”, em que serão distribuídas cartilhas educativas para alunos e docentes e apresentados vídeos sobre coleta seletiva e educação ambiental.
    • Visitas técnicas à planta da Norte Ambiental e ação de plantio de mudas com a temática “Criando conexão com o futuro”.
    • Exposição pública dos trabalhos e interações dos estudantes.

A abordagem pedagógica também se apoia em pilares como interdisciplinaridade, aprendizagem ativa, cultura do cuidado e conexão escola-família-comunidade. A expectativa é promover mudanças reais nos hábitos e atitudes de estudantes e educadores, além de reduzir a geração de resíduos e fortalecer a governança ambiental no município.

O programa “Educar para Preservar” é uma das ações estratégicas de responsabilidade socioambiental da Norte Ambiental, que atua conforme os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança). Ao lado da Innyx, a proposta visa transformar Iranduba em uma referência na Região Norte do país em educação ambiental, aliando inovação, sustentabilidade e engajamento coletivo para um futuro mais equilibrado e consciente.

Press Comunicação Estratégica

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.