
Em uma celebração do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico na FIEAM, o Amazonas reafirmou seu compromisso com a pesquisa e inovação, anunciando novos investimentos da Fapeam.
O evento reuniu autoridades e representantes da comunidade científica, com a presença de Serafim Corrêa (Sedecti), que ressaltou a continuidade dos investimentos estaduais em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Nelson Azevedo (FIEAM) enfatizou a importância estratégica da ciência para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, destacando a bioeconomia.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, apresentou um balanço dos últimos seis anos e meio, destacando:
- Reabertura de Editais: O PAPPE (apoio à participação em eventos científicos) e o edital de Pós-Doutorado (bolsas para pesquisadores no Amazonas). Mais informações podem ser encontradas no site da Fapeam.
- Mapeamento da Pós-Graduação: Lançamento do “Perfil da Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Amazonas – 2017-2024”, que revela um crescimento de 300% em mestrados e 200% em doutorados nos últimos 18 anos, com um aumento significativo de bolsas (60% no mestrado e 53% no doutorado).
- Investimentos e Abrangência: Desde 2019, a Fapeam investiu mais de R$ 880 milhões em CT&I, com 170 chamadas públicas, alcançando todos os 62 municípios amazonenses.
- Reconhecimento: A Fapeam foi reconhecida como a 5ª agência mundial que mais investe em pesquisa sobre a Amazônia e lidera, pelo 5º ano consecutivo, o ranking nacional de investimento estadual na formação de mestres e doutores com recursos próprios.
O evento celebrou as parcerias institucionais e o papel dos cientistas, reforçando que a ciência é a “mola propulsora do desenvolvimento”.











