
O Instituto ELDORADO, referência em pesquisa e desenvolvimento no país, firmou um termo de cooperação técnica com o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), uma instituição de grande relevância para o desenvolvimento sustentável da região. A primeira ação desta parceria é o “Projeto Ybyrá”, que visa desenvolver uma Prova de Conceito (PoC) para uma plataforma digital com um mapa interativo.
A plataforma “Ybyrá” organizará e apresentará dados sobre as cadeias e culturas produtivas do Amazonas em nível municipal, permitindo um melhor planejamento territorial e reduzindo a dificuldade de acesso a informações detalhadas. A ideia é que a ferramenta seja aprimorada continuamente, incorporando novos projetos e dados para expandir sua funcionalidade e impacto na gestão territorial e no desenvolvimento sustentável da Amazônia.
O nome “Ybyrá” tem origem Tupi-Guarani e significa “árvore” e “aquilo que brota do chão”, conectando-se diretamente à biodiversidade amazônica. O nome simboliza não apenas o respeito aos recursos naturais, mas também o surgimento de novas possibilidades a partir de dados organizados, facilitando o planejamento consciente no Amazonas e homenageando a sabedoria ancestral.
Alvaro Gonçalves, diretor de operações de P&D do ELDORADO, explica que a plataforma pretende centralizar e validar dados produtivos dos 62 municípios do Amazonas, além de criar relatórios e gráficos. “Nossa solução integra e centraliza dados públicos sobre cadeias produtivas, oferecendo relatórios detalhados, mapeamento georreferenciado e curadoria colaborativa. Com isso, apoiamos decisões estratégicas, fortalecemos as cadeias regionais e fomentamos novos negócios com base em conhecimento confiável e estruturado”, argumenta o executivo.
Para o diretor-geral do CBA, Marcio Miranda, a parceria com o Instituto ELDORADO é um passo estratégico para o novo propósito do Centro: transformar ciência e inovação em soluções concretas na bioeconomia. “A Plataforma Ybyrá sintetiza o que queremos impulsionar com o novo CBA: conhecimento estruturado, territorializado e acessível, que contribua diretamente para o fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade e para a geração de bionegócios sustentáveis”, afirma Marcio.
Sobre a plataforma Ybyrá
- Plataforma digital interativa.
- Ferramenta de visualização territorial das cadeias e culturas produtivas do Amazonas.
- Mapa interativo com filtros de localidade e tipo de atividade produtiva.
- Recurso de comunicação e apoio.
- Iniciativa com foco em sustentabilidade amazônica.
- Ferramenta de diagnóstico para planejamento estratégico regional.
Sobre o CBA
O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) é uma entidade jurídica independente, vinculado diretamente ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e gerido pela Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA). Atua como polo de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltado à bioeconomia da região amazônica.
Sobre o Instituto de Pesquisas ELDORADO
Referência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil, o ELDORADO possui mais de 25 anos de experiência na criação de soluções inovadoras para empresas nacionais e internacionais nos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação, Automotivo, Agro, Energia, Óleo & Gás, Saúde e Indústria 4.0. Presente em Campinas, Manaus, Porto Alegre e Brasília, o ELDORADO possui laboratórios de classe mundial, sendo protagonista em inovação aberta e na catalisação de fomentos e incentivos para execução de projetos. O Instituto conta com profissionais especializados em áreas-chave como Microeletrônica, Desenvolvimento de Soluções em Hardware e Software, Testes e Certificações, além de Capacitação Tecnológica. O ELDORADO investe intensamente na geração de conhecimento e na capacitação de sua equipe para promover resultados diferenciados para seus clientes.
Assessoria de comunicação: Fernando Marchi e Eduardo Vella











