
Com o avanço do período de cheia nos rios do Estado, a Amazonas Energia faz um alerta importante à população, especialmente do interior do estado, sobre os riscos envolvendo a rede elétrica. A empresa reforça que qualquer intervenção na rede só pode ser realizada por profissionais autorizados da concessionária, sob risco de acidentes graves e até fatais.
A cheia já atinge mais de 535 mil pessoas em 42 municípios em situação de emergência, conforme dados da Defesa Civil. A água avança sobre áreas residenciais e rurais, inundando casas, dificultando a locomoção e aproximando embarcações e estruturas flutuantes das redes de energia elétrica — o que exige atenção redobrada da população.
Durante esse período, postes de energia, medidores e transformadores podem ficar parcialmente submersos, o que representa grande risco de choques e, em alguns casos, podendo ser fatais. A Amazonas Energia reforça que qualquer ocorrência deve ser imediatamente comunicada pelos canais oficiais, como o call center ou WhatsApp: 0800 701 3001.
O diretor de Relações Institucionais da Amazonas Energia, Radyr Gomes, destaca a atuação da empresa neste momento delicado: “A cheia dos rios no Amazonas é um desafio natural enfrentado por milhares de famílias todos os anos. A Amazonas Energia atua com responsabilidade, por meio de um Plano de Contingência, monitorando os 62 municípios do estado e tomando medidas imediatas para proteger vidas. Mas é fundamental que a população tenha consciência: não se deve, em hipótese alguma, manipular a rede elétrica. Isso pode custar a própria vida“, apontou.
O Plano de Contingência da Amazonas Energia prevê o monitoramento diário da situação de alagamentos e o desligamento preventivo de transformadores e remoção de medidores de energia, quando necessário. A rede de distribuição monitorada no estado alcança mais de 35 mil quilômetros de extensão, o que equivale a aproximadamente 100 mil campos de futebol.
Orientações importantes para a população durante a cheia:
- Jamais trafegue com embarcações próximas à rede elétrica. À noite, redobre o cuidado com o uso de iluminação adequada para visualizar a fiação e estruturas.
- Não manuseie fiações, medidores ou postes, mesmo que pareçam desativados. Em caso de emergência, contate a Amazonas Energia.
- Se sua residência estiver alagada, desligue todos os aparelhos das tomadas e mantenha distância de equipamentos elétricos. A água é um condutor de eletricidade e pode causar choques elétricos.
- Nunca ligue equipamentos eletrônicos em tomadas com sinais de umidade nas paredes.
A Amazonas Energia reitera seu compromisso com a segurança da população e pede o apoio de todos para que os riscos sejam minimizados. Energia é coisa séria e só pode ser manipulada por profissionais com conhecimento técnico e devidamente autorizados pela distribuidora.
Assessoria de Imprensa











