TV Globo lança “Chef de Alto Nível”, novo reality culinário comandado por Ana Maria

Apresentadora vai surpreender o público na caracterização: 'Oportunidade de ousar mais'

Ana Maria Braga é a apresentadora do Chef de Alto Nível – Foto: Globo/ Beto Roma

Rainha das manhãs da TV Globo, Ana Maria Braga, de 76 anos, estreia em uma nova versão nas noites da emissora, nesta terça-feira (15) — com direito a maquiagem carregada e mais brilho — em “Chef de Alto Nível“, novo reality de gastronomia, que vai ao ar após “Vale Tudo”.

“Eu acho que é um sonho. Não é só a questão do horário nobre. Um reality de gastronomia é algo que já fizemos algumas vezes, como o ‘Super Chefinhos’ e o ‘Jogo de Panelas’ no ‘Mais Você’, mas o horário da manhã e o tempo do programa são mais limitados. Este programa não é apenas um reality show de gastronomia, é um grande reality de gastronomia”, comemora a apresentadora.

Segundo Ana, a partir do momento que a pessoa assiste ao primeiro episódio, quer continuar acompanhando a atração, já que há ideias muito instigantes — nunca apresentadas no Brasil. “Para mim, é uma honra, um prazer e um orgulho. Estou aprendendo muito aqui”, vibra.

Dinâmica do “Chef de Alto Nível”

No programa, 24 cozinheiros vão encarar desafios em três cozinhas com níveis de dificuldades diferentes. Ligadas por uma plataforma de alimentos, do nível mais alto ao mais baixo, elas testam a agilidade, os limites e a capacidade de reinvenção de cada competidor. Para vencer o “Chef de Alto Nível”, os participantes terão que provar que são capazes de entregar os melhores pratos sob as mais diferentes circunstâncias e pressões. A fase das seletivas marca os três primeiros episódios do reality.

Divididos pelas categorias cozinheiros amadores, da internet e profissionais, oito participantes de cada grupo encaram três provas, uma em cada cozinha: porão, meio e topo — com mais ingredientes e estrutura melhor. Eles terão apenas 30 segundos de acesso à plataforma de seleção e retirada de alimentos.

Após o desafio, os chefs Alex Atala, Renata Vanzetto e Jefferson Rueda avaliam os pratos, levando em consideração o sabor, a criatividade e a apresentação. Um dos cozinheiros é eliminado e os sete que passaram pela prova sobem para o próximo nível.

Reações dos Chefs e da Apresentadora

“Conheço o Atala há muitos anos. Ele já participou do meu programa algumas vezes e faz parte também da minha vida pessoal. Minha filha, inclusive, fez estágio no restaurante dele há muito tempo. Tenho gratidão por ele desde essa época. Ele é um grande chef, uma referência para nós brasileiros no mundo”, conta Ana.

Alex resume o clima das gravações e compara a uma montanha-russa. “Não dá para entrar na montanha-russa sem medo. Quando eu recebi o convite, ouvi Ana Maria Braga, Globo, horário nobre, ‘Chef de Alto Nível’, três cozinhas… Deu medo. Durante a montanha-russa tem aquela descidona, o frio na barriga, e a gente vive isso do início à reta final. Dá aquela euforia de querer dar mais uma volta. Já estou ansioso até para mais uma temporada. Está incrível essa vivência, é uma experiência única”, define.

O chef ainda acredita que as provas vão surpreender o público. “É fácil as pessoas acharem que a cozinha do topo é a melhor e que no porão só vai se ferrar porque vai ficar com os piores ingredientes e no lugar que tem menos produtos. E essa alternância ou quase que imprevisibilidade que acontece é natural do game e é muito boa. O cozinheiro que vem construindo uma, duas, às vezes, três vitórias, cai e vai lá para baixo. Tem uma gangorra de emoção, e muita coisa é reflexo da personalidade de cada um. Quando eles estão bem, como se saem melhor. Quando eles estão no porão, a criatividade aflora. É bonito de viver o processo”.

Sobre Rueda, Ana o chama carinhosamente de “Jeffinho” e diz que “é uma figura amada”. “Tenho a felicidade de tê-lo por perto também. Minha fazenda é próxima ao lugar onde ele usa o soro do queijo na engorda dos porcos. Sou muito fã, acho ele o máximo”.

O profissional celebra: “Para mim, é um sonho estar aqui. Quando recebi o convite, fiquei meio aéreo. E nada melhor que estar ao lado do timaço que montaram: Ana Maria Braga encabeçando tudo, mais o Alex e a Renata. São colegas de trabalho que já admirava e a rainha da televisão brasileira, mas parece que a gente se conhece de outros carnavais. Tem sido uma delícia”, comenta.

Renata Vanzetto é definida pela loira como um fenômeno. “Ela está sempre ligada no 220, fazendo coisas o tempo todo, tem 12 restaurantes, algo que nunca imaginei. Conhece muito de gastronomia, é muito ágil, e se juntou a um grupo que é só festa”.

A chef de cozinha conta que o que mais gosta no formato do reality, baseado no formato do Studio Ramsay Global, LLC, é a dinâmica. “Essa coisa da plataforma que disponibiliza os alimentos para cada nível de cozinha com apenas 30 segundos de acesso traz uma característica muito legal. E este é um reality de gastronomia, mas não é só sobre gastronomia. É muito choro, é muita risada, é muita expectativa, é muita tensão”, adianta. “Estou apaixonada pelo formato e muito ansiosa para essa estreia porque eu acho que, mesmo quem conhece o formato gringo, vai se surpreender com a versão brasileira”, acrescenta.

A emoção também deve fazer parte de alguns momentos da atração. Ana Maria Braga afirma que desde o primeiro eliminado, “por obrigação do jogo”, todos sofreram um pouquinho. “Depois, fomos convivendo mais e cada eliminação foi sofrida. É uma vergonha! (risos). A gente se apega, não adianta. Todo mundo que cozinha e sabe cozinhar é muito boa gente”.

“Isso dá uma oportunidade de ousar mais”

A caracterização de Ana Maria Braga, inclusive, deve gerar comentários entre os fãs da apresentadora, que poderão vê-la diferente, com uma maquiagem mais carregada para a noite, além de roupas mais elegantes. “Eu acredito que são dois olhares. De manhã, sempre tivemos o cuidado de ter uma imagem condizente com o horário, quando a pessoa está em casa, acordando, preparando o almoço. Sempre bem arrumada, de bom gosto, mas nada extravagante, a não ser pelas maluquices que eu faço, me vestindo de um monte de coisa, que eu adoro e me divirto”, explica a artista, aos risos.

Tirando as brincadeiras, o dia a dia é mais comportado no “Mais Você”. “Quando veio esse convite, pensei: ‘Gente, é depois da novela!’. Isso dá uma oportunidade de ousar mais. E a gente está falando de um projeto e um cenário grandiosos, e precisamos combinar com isso. Então a Sandy Topfer, que é a figurinista do programa e que me acompanha, falou: ‘Vamos montar um guarda-roupa’. E tivemos uma felicidade fantástica, com variações de tema e forma”, diz.

A loira decidiu também mudar o cabelo para o programa noturno. “Achei gostoso variar a cada dia, e adotar uma maquiagem mais ousada, com mais brilho, que não uso de manhã. Dei uma liberada para o noturno e gostei muito”, destaca.

Fonte: https://odia.ig.com.br/diversao/televisao/2025/07/7090657-ana-maria-braga-estreia-na-noite-da-globo-em-chef-de-alto-nivel-e-um-sonho.html

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.