Exposição “Dos Fósseis ao Plástico” traz história natural ao público de Manaus

Semed celebra Dia da Ciência com mostra sobre fósseis e evolução no Manauara Shopping - Foto: Eliton Santos/ Semed 

Em comemoração ao Dia Mundial da Ciência, a Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou nesta terça-feira, 8 de julho, a exposição “Dos Fósseis ao Plástico: A linha Cronológica da História Natural da Vida no Planeta Terra”. Aberta ao público no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam) do Manauara Shopping (piso açaí, Zona Centro-Sul), a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, até 22 de julho.

Organizada pela “Oca do Conhecimento Ambiental” da Semed, a exposição apresenta uma linha cronológica de seres vivos que habitaram a Amazônia e o Brasil. A inovação está no uso de réplicas de fósseis em impressão 3D, uma técnica que permite a exibição sem danificar materiais científicos originais.

“Estamos fazendo uma linha cronológica de como aconteceu essa evolução, por meio dos fósseis. Aqui serão expostos fósseis de grandes mamíferos que habitaram a Amazônia e répteis voadores que habitaram o Brasil”, explicou Marcus Pereira, curador científico do Espaço Ecam.

A mostra conta com mais de 40 tipos de fósseis, incluindo dinossauros, trilobitas, peixes, megafauna e répteis. Todas as peças são do artista, biólogo e mestre em zoologia, Flávio Magalhães. Ele destaca que a exposição busca valorizar o patrimônio histórico, apresentando tanto animais conhecidos quanto “obscuros” que viveram na Amazônia, incentivando o conhecimento e a difusão da ciência.

Estudantes da Escola Lírio do Vale, da Zona Centro-Oeste, estiveram na abertura. Guilherme Queiroz, de 10 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental, ficou surpreso. “Eu não sabia que existiam vários tipos de fósseis, e não sabia que muitos animais que não existem mais viveram na Amazônia. É tudo muito novo para mim, por isso adorei vir e estou achando muito interessante essa exposição”, comentou.

O que são Fósseis?

Fósseis são vestígios de seres vivos que habitaram o planeta há milhões de anos. Eles são uma das principais fontes de conhecimento sobre a história natural da Terra, revelando como era o mundo em épocas remotas e ajudando a compreender a evolução da vida.

Por Emerson Santos/ Semed 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.