Transporte público vira vitrine de arte com projeto que destaca talentos amazonenses

As criações serão exibidas em veículos do transporte público de Manaus, movimento arte no cotidiano da população

Projeto “Arte no Busão” leva obras de artistas amazonenses ao transporte coletivo de Manaus – Foto: Divulgação

Juan Carvalho e Dayane Cruz, artistas de Parintins, estão entre os dez talentos amazonenses selecionados para o projeto “Arte no Busão”. A iniciativa transforma o transporte coletivo de Manaus em uma galeria itinerante, levando a arte e as múltiplas identidades amazônicas para o cotidiano da capital.

Para Juan, essa é uma oportunidade de mostrar as diversas facetas de Parintins. “Representar Parintins no Arte no Busão é uma chance de mostrar que a cidade vai muito além do que costumam esperar. A gente carrega o boi, sim, mas carrega também outras formas de ver, sentir e criar. É bom poder ocupar a capital com o olhar de um artista do interior, mostrando uma Parintins que é viva, criativa, que não se limita aos 3 dias de festival. É uma forma de dizer que estamos presentes, e que temos outras histórias para contar”, conta o artista.

Com mais de 500 mil pessoas utilizando o transporte público diariamente, o projeto visa democratizar o acesso à arte e estimular reflexões a partir de obras que abordam identidades, cotidianos e imaginários locais.

“Como artista de rua, sei o quanto a arte é necessária e como ela cria diálogos com a sociedade no dia a dia, principalmente fora dos espaços institucionais. É na rua que encontramos as pessoas que não têm tempo ou acesso a galerias, e preencher um ônibus com arte é uma forma de se fazer presente onde o povo está”, declara Dayane sobre a importância de ocupar as ruas com arte.

Um coletivo plural e o diálogo com a cidade

Além dos parintinenses, o projeto selecionou os artistas Dani Maresia, Raquel Teixeira, Wira Tini, Denis LDO, Gabi Mescarello, Arquimago, Margem do Rio e Turenko, formando um coletivo plural em gênero, raça, orientação sexual, origem e geração. A proposta é refletir a diversidade de vivências do Amazonas, criando conexões sensíveis com o público.

“As obras vão dialogar diretamente com quem circula pela cidade. São vivências diversas do Amazonas, conversando com todas as idades, em meio a uma mistura vibrante de cores e cenários. A exposição traz um diálogo plural, que se estende também para as redes, com conteúdos produzidos por artistas selecionados e comunicadores locais”, afirma Sarah Campelo, curadora do projeto.

O “Arte no Busão” é contemplado pelo Edital PNAB/Concultura e busca parceiros para potencializar o impacto dessa ocupação artística no Amazonas.

Sobre o “Arte no Busão”

O “Arte no Busão” é uma exposição itinerante de artes visuais que utiliza ônibus do transporte público de Manaus como suporte para movimentar arte, cultura e afeto pela cidade. Criado para democratizar o acesso à arte em espaços urbanos não convencionais, o projeto visa valorizar artistas amazonenses, especialmente de grupos historicamente minorizados, e transformar o transporte coletivo em um espaço de encontro, sensibilidade e reflexão. As obras, impressas em grande formato, são aplicadas na parte traseira dos ônibus, circulando por todas as zonas da capital e alcançando milhares de pessoa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.