
Em uma noite de intensa emoção e sentimento de dever cumprido, o Boi Garantido reuniu milhares de torcedores no Sambódromo de Manaus para celebrar seu 33º título do Festival de Parintins. A festa da vitória, organizada pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG) com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, teve como tema “Boi do Povo, Boi do Povão”.
A programação, repleta de apresentações dos itens oficiais, também foi palco de despedidas e homenagens. Um dos momentos mais aguardados foi a entrada do presidente do Garantido, Fred Góes, que, ao carregar o troféu confeccionado pelo artista Lucijones Cursino, levou a multidão vermelha e branca à euforia.
“No silêncio do trabalho na Cidade Garantido, sabíamos da importância desse título. Essa conquista é dedicada à nossa galera, que nunca deixou de acreditar. Mostramos que o Garantido é gigante. Essa vitória é de todos”, afirmou Góes, em um discurso que celebrou o esforço coletivo e a retomada da vitória, que não vinha desde 2019.
Após a meia-noite, os itens oficiais começaram a subir ao palco, em uma sequência de performances lideradas pelo apresentador Israel Paulain e pelo levantador de toadas David Assayag, abrindo caminho para uma noite de fortes emoções.
Despedida emocionante

Horas antes do início da celebração, a Sinhazinha da Fazenda, Valentina Coimbra, que ocupava o posto de item 7 desde 2020, anunciou sua despedida. A artista fez sua última apresentação cercada de carinho e aplausos da torcida.
“Essa decisão foi tomada com diálogo, respeito e dignidade. Levo comigo o amor dessa nação e a honra de ter defendido com orgulho o Garantido”, declarou Valentina, visivelmente emocionada.
A festa da vitória também foi sentida em Parintins, no Curral Lindolfo Monteverde. A empreendedora manauara Cristina Menezes Marques, de 32 anos, foi uma das muitas torcedoras que se programaram para vivenciar os momentos da vitória na ilha tupinambarana.
“Todos os anos venho a Parintins para acompanhar os eventos do meu boi. Participo dos ensaios, da ladainha, de tudo. Eu estava confiante, foi um título merecido. O meu boi lindo é campeão!”, comemorou.
O pajé Adriano Paquetá também celebrou com entusiasmo, emocionando-se ao ver o Sambódromo tomado pelas cores do Garantido e destacando a trajetória de crescimento da agremiação ao longo da temporada.
“A emoção é incomparável. Já esperávamos um grande público, mas superou tudo. Desde o lançamento do álbum, sentimos a força da nação crescer. Esse título é o reflexo de um trabalho coletivo, feito com verdade e entrega”, afirmou o pajé.
A celebração em Manaus reforçou a força simbólica e cultural do Garantido, que, mais uma vez, demonstrou sua relevância no cenário da cultura popular amazonense e o profundo vínculo com o povo que o sustenta.











