
A produção de curtas amazonenses está a todo vapor, e dois deles estreiam esta semana no Cine Carmen Miranda, com acesso gratuito. O primeiro será “Médiuns – Mulher trans e sua busca ancestral nos terreiros afro-brasileiros”, da diretora Iza Donjie, nesta quinta (26), às 19h15. O outro é “O caminhão de lixo”, com direção e roteiro de Aiub Serrão, com sessão neste sábado (28), às 20h45.
Outras Programações do Cine Carmen Miranda
Outros ciclos seguem normalmente na programação. O “Mestre Kurosawa” apresenta “Cão danado”, na quinta (26), às 17h, e “Rashomon”, no sábado (28), às 17h30. Ainda como parte do mês dos namorados, o “Estação do Amor” traz “Dirty Dancing – Ritmo quente”, na sexta-feira (27), às 19h30 e, no sábado, às 19h, o clássico “Casablanca”. Para os amantes do cinema soviético, na sexta (27), às 17h, tem o renomado “Outubro”, de Sergei Eisenstein. Todos os filmes têm acesso gratuito.
“Médiuns”

Em “Médiuns – Mulher trans e sua busca ancestral nos terreiros afro-brasileiros”, a diretora Iza Donjie apresenta um documentário que acompanha as trajetórias de mulheres trans em terreiros de candomblé e umbanda na cidade de Manaus. Por meio de relatos íntimos, o filme explora a relação entre identidade de gênero, espiritualidade e pertencimento no contexto das religiões afro-brasileiras.
Em meio a experiências de acolhimento e resistência, o documentário também traz a contribuição de um babalorixá (participação de Leonel Worton), que compartilha sua visão sobre o papel das lideranças religiosas no acolhimento de pessoas trans dentro dos terreiros. Sua fala é um convite à escuta, ao respeito e à responsabilidade coletiva dentro das casas de axé.
A obra convida à reflexão sobre como os corpos trans transitam e se afirmam em espaços sagrados historicamente marcados por hierarquias e silenciamentos — mas também por possibilidades de cura, reconstrução e memória ancestral. O roteiro do curta de 34 minutos é assinado por Sue Bezerra, com produção de Marcos Salvatore, e conta com as entrevistadas Pâmela Santos e Fernanda Maya.
Sábado tem “O caminhão do lixo”

O curta “O Caminhão do Lixo” é uma obra de ficção e uma metáfora imagética. Nessa perspectiva, representa alegoricamente as agruras sociais relacionadas à violência contra a identidade de gênero. As personagens desta história nascem nos guetos, nas vielas, nos becos e nas favelas.
Magdalena é uma profissional do sexo. Mantém uma relação receosa com Piva. Seu caminho cruza com o de João quando ambos decidem se “divertir”. Nesse ínterim, o risco de seu trabalho a coloca em perigo constante. João conhece Piva ainda na detenção do sistema carcerário. Já em liberdade, eles continuam mantendo uma relação amistosa. No entanto, João decide deixar a vida do crime, o que deixa Piva e demais comparsas um tanto surpresos. Piva é um bandido profissional, frio e cruel. Não admite vacilos em seus “negócios”, pois quem comete tais deslizes é punido severamente.
Este filme aborda conflitos e preconceitos contra a comunidade LGBTQIAPN+ recorrentes na atualidade e que necessitam ser combatidos de forma efetiva por toda a sociedade. O filme “O Caminhão do Lixo” também é um convite aos espectadores à reflexão acerca das desigualdades sociais que têm como resultado a violência na contemporaneidade.
Este projeto foi contemplado na Lei Paulo Gustavo, é uma produção da Kambada Baré Filmes e Lopes Produções. A direção e o roteiro são de Aiub Serrão.
- Cine Carmen Miranda – O Cine Carmen Miranda completou um ano de atividades, sendo um projeto da Associação Cultural Apareceu a Margarida (Acam), gerido pelo artista multifacetado Michel Guerrero, com o apoio cultural da Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal, Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Prefeitura de Manaus e Manauscult, além da parceria com o Instituto Cultural Hiléia Amazônica, onde funciona o cinema de rua, localizado à Rua do Congresso, nº 10, Centro, Praça do Congresso, próximo à Biblioteca Municipal (portão laranja). A iniciativa conta, ainda, com adesão da À La Carte Belas Artes e da Aliança Francesa Manaus.
Assessoria de comunicação











