Fiscalização ambiental chega a Atalaia do Norte e notifica três granjas

Ação conjunta com Adaf e Idam visa fortalecer biosseguridade das aves e assegurar o cumprimento da legislação ambiental

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) notificou três granjas em atividade no município de Atalaia do Norte, (a 1.138 quilômetros de Manaus), durante uma ação realizada na terça-feira, 10/06. O objetivo da iniciativa foi orientar os produtores locais sobre a necessidade de regularização ambiental, promovendo melhores condições de manejo, gestão da água e isolamento adequado dos animais. A operação contou com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), responsável pelo monitoramento biossanitário dos locais vistoriados, e suporte logístico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). Gustavo Picanço, diretor-presidente do Ipaam, destacou a importância da atuação conjunta entre os órgãos estaduais e o papel do instituto na proteção ambiental e sanitária da cadeia produtiva. "Essa ação em Atalaia do Norte mostra o compromisso do Ipaam com o fortalecimento das atividades produtivas sustentáveis. Trabalhar de forma integrada com a Adaf e o Idam é essencial para garantir que as granjas estejam em conformidade com a legislação e, ao mesmo tempo, promover segurança sanitária, saúde pública e proteção ao setor avícola do estado", afirmou Picanço. De acordo com Clemerson de Sales, analista ambiental da Gerência de Controle Agropecuário (GCAP) do Ipaam, a ação ambiental busca assegurar a adoção de boas práticas que impactam diretamente na saúde animal e na saúde pública. "O intuito da notificação é trazer o produtor para o processo de regularização. Com isso, conseguimos garantir o cumprimento da legislação e oferecer melhores condições para a gestão de água e isolamento dos animais. Granja que segue as normas ambientais tem menor risco de introdução e disseminação da influenza aviária", explicou Sales. Licença Ambiental O Ipaam esclarece que pequenos produtores, com um plantel de até 10 mil aves de postura e/ou 1.250 metros quadrados de área de confinamento, podem ser dispensados da licença ambiental. Para isso, é necessário formalizar a solicitação diretamente ao Ipaam, por meio do Sistema Eletrônico de Licenciamento Ambiental do Estado do Amazonas (Sislam). Após o preenchimento dos documentos exigidos na plataforma e a aprovação, o produtor recebe o Certificado de Dispensa Ambiental. As ações continuarão sendo realizadas pelo Ipaam em outros municípios do interior, contribuindo para o ordenamento e a sustentabilidade das atividades agropecuárias no Amazonas.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) notificou três granjas em atividade no município de Atalaia do Norte, (a 1.138 quilômetros de Manaus), durante uma ação realizada na terça-feira, 10/06. O objetivo da iniciativa foi orientar os produtores locais sobre a necessidade de regularização ambiental, promovendo melhores condições de manejo, gestão da água e isolamento adequado dos animais.

A operação contou com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), responsável pelo monitoramento biossanitário dos locais vistoriados, e suporte logístico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

Gustavo Picanço, diretor-presidente do Ipaam, destacou a importância da atuação conjunta entre os órgãos estaduais e o papel do instituto na proteção ambiental e sanitária da cadeia produtiva.

“Essa ação em Atalaia do Norte mostra o compromisso do Ipaam com o fortalecimento das atividades produtivas sustentáveis. Trabalhar de forma integrada com a Adaf e o Idam é essencial para garantir que as granjas estejam em conformidade com a legislação e, ao mesmo tempo, promover segurança sanitária, saúde pública e proteção ao setor avícola do estado”, afirmou Picanço.

De acordo com Clemerson de Sales, analista ambiental da Gerência de Controle Agropecuário (GCAP) do Ipaam, a ação ambiental busca assegurar a adoção de boas práticas que impactam diretamente na saúde animal e na saúde pública.

“O intuito da notificação é trazer o produtor para o processo de regularização. Com isso, conseguimos garantir o cumprimento da legislação e oferecer melhores condições para a gestão de água e isolamento dos animais. Granja que segue as normas ambientais tem menor risco de introdução e disseminação da influenza aviária”, explicou Sales.

Licença Ambiental

O Ipaam esclarece que pequenos produtores, com um plantel de até 10 mil aves de postura e/ou 1.250 metros quadrados de área de confinamento, podem ser dispensados da licença ambiental. Para isso, é necessário formalizar a solicitação diretamente ao Ipaam, por meio do Sistema Eletrônico de Licenciamento Ambiental do Estado do Amazonas (Sislam). Após o preenchimento dos documentos exigidos na plataforma e a aprovação, o produtor recebe o Certificado de Dispensa Ambiental.

As ações continuarão sendo realizadas pelo Ipaam em outros municípios do interior, contribuindo para o ordenamento e a sustentabilidade das atividades agropecuárias no Amazonas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.