Senado aprova Comissão de Acompanhamento da Covid-19 proposta por Eduardo Braga

Senador amazonense lembra que a ZFM tem garantia constitucional e é um instrumento de preservação da maior floresta tropical do mundo - Foto: Divulgação

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (23), a criação de uma comissão temporária para acompanhar as ações sanitárias, financeiras, fiscais e orçamentária contra a covid-19. O requerimento foi apresentado pelo senador Eduardo Braga (MDB/AM), que defendeu a necessidade de maior transparência nas ações de enfrentamento à pandemia e na imunização contra o novo coronavírus.

“Esta comissão terá, assim como a comissão mista instalada no ano passado, papel estratégico para assegurar maior controle e transparência no enfrentamento da doença. Terá também papel essencial no controle e fiscalização do plano nacional de imunização contra a covid-19, de forma a garantir uma distribuição universal e justa das vacinas em todas as regiões do país”, argumentou o senador na justificativa do requerimento.

Desabastecimento

Em discurso no Plenário, o líder do MDB no Senado alertou para o desencontro de informações sobre as vacinas contra a covid-19, lembrando que, das 9,3 milhões de doses previstas para serem entregues em fevereiro pelo Instituto Butantan, apenas 1,1 milhão foram entregues, para surpresa de muitos. “E aí fica a pergunta: 8,2 milhões de doses não foram entregues por descumprimento da parte do Governo Federal? Não foram entregues por descumprimento por parte do instituto que tem o respeito público pela tradição, que é o Butantan?  O fato é que no mês de fevereiro nós tivemos um desabastecimento de vacinação”, questionou.

No requerimento, o parlamentar destacou que o colapso do sistema de saúde no Amazonas e a nova variante do coronavírus descoberta no Estado, com potencial ainda maior de contágio e de letalidade, acenderam um alerta vermelho para a urgência da vacinação em massa e o reforço de medidas de controle da doença.

“O fantasma da falta de leitos, da falta de profissionais de saúde, de equipamentos básicos para o tratamento dos pacientes e, principalmente, o fantasma da falta de oxigênio vem assombrando brasileiros e brasileiras nos grandes centros urbanos, nas médias e pequenas cidades e até mesmo nas comunidades mais distantes, na zona rural”, afirmou, antes de salientar que “o Parlamento não pode se omitir, tem o dever de zelar pela vida dos cidadãos”.

Iniciativa privada

Na sessão desta terça-feira, Eduardo Braga também deixou claro seu apoio à proposta apresentada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para destravar a importação de vacinas da Pfizer e da Janssen, com a possibilidade de que estados, municípios e iniciativa privada possam se somar ao esforço para vacinar em massa a população brasileira. “Temos que abrir espaço para estados, municípios e, sob determinados critérios e contrapartida, para que as empresas privadas possam também assegurar a vacinação nos arranjos produtivos para que a economia volte a andar”, concluiu.

Assessoria de imprensa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.