Adaf apreende mais de 200 kg de frutos com risco de pragas na fronteira do Amazonas

Manga, goiaba, coco e limão estavam entre os produtos com restrição de trânsito apreendidos

Foto: Divulgação/Adaf

Com o objetivo de proteger o patrimônio vegetal do Amazonas, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf) impediu, na segunda-feira (21/04), durante o feriado, a entrada de mais de 200 quilos de frutos com potencial para hospedar pragas na barreira de vigilância localizada em Jundiá (RR),

Foram 228 quilos de manga, goiaba, tomate, coco, laranja, tangerina, pimenta-de-cheiro, pimenta picante, jaca e limão. Todos estes frutos têm restrição de trânsito, pois podem hospedar mosca-da-carambola, cancro cítrico e ácaro hindustânico, pragas com alto potencial destrutivo para a fruticultura. Também foram apreendidas 50 mudas de espécies com trânsito restrito.

Os mais de 200 quilos de frutos apreendidos pelo risco em potencial foram repassados pelos servidores da Adaf à Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), com recomendação de serem destruídos.

De acordo com o técnico de fiscalização agropecuária José Vilaça, de meia-noite até as 18h de segunda-feira, os servidores abordaram 634 veículos na Barreira de Vigilância Agropecuária de Jundiá, onde atuam, conjuntamente, equipes da Adaf, Aderr e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Foto: Divulgação/Adaf

O movimento na rodovia BR-174, ocasionado pela volta para casa depois do feriado prolongado, favoreceu o número de abordagens. “Também realizamos medidas de educação sanitária, com distribuição de panfletos orientando a população a não transportar os frutos hospedeiros da mosca-da-carambola de Roraima para qualquer outra unidade da federação. Fizemos questão de explicar a importância desse trabalho, porque a entrada de uma praga pode ser definitiva para a fruticultura, trazendo prejuízos aos agricultores e afetando toda a população consumidora”, ressaltou Vilaça.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.