
O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (16/04), um reajuste salarial de 9,41% para os servidores da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública, referente às datas-base de 2024 e 2025. O aumento relativo a 2024 será incorporado já nos salários do mês de abril, enquanto o reajuste referente a 2025 entrará em vigor em dezembro, com pagamento retroativo a abril deste ano.
“Há algum tempo estamos nessa mesa de negociação com os sindicatos, as associações que representam as forças de segurança do Amazonas e, após estudos, nós chegamos a um percentual que é possível o Estado arcar. Isso é importante porque dá dignidade e tranquilidade para aquele policial, aquele homem, aquela mulher, que está nas ruas arriscando a própria vida para proteger a nossa sociedade”, afirmou o governador Wilson Lima.
Para a data-base de 2024, o reajuste concedido será de 3,93%. Já sobre a data-base de 2025, o reajuste será de 5,48%. Em relação a data-base de 2024, o Governo do Amazonas vai enviar, na próxima semana, Mensagem Governamental à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com pedido de tramitação de urgência.
“Nessa mesma mensagem será contemplada a data-base de 2025 que será instituída a partir de dezembro deste ano, com seus efeitos retroagindo a abril. Esperamos que isso dê um ânimo e que a política pública de Segurança Pública possa ficar cada vez mais fortalecida”, afirmou o secretário da Casa Civil, Flávio Antony.
Somando os reajustes das datas-bases de 2024 e 2025, o Governo do Amazonas investirá mais de R$ 100 milhões apenas neste ano. O impacto anual previsto é de mais de R$ 128 milhões em recursos estaduais destinados para as categorias.
O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Amazonas (Sindepol), Jeff Macdonald, destacou a importância do diálogo aberto com o Governo do Amazonas para acolher as demandas da Segurança Pública, especialmente os servidores da área.
“Nós recebemos com uma grande valia essa mensagem que o governador profere na reunião com as entidades de classe, os representantes das forças de Segurança, e ficamos muito agradecidos com a expectativa da mesa de negociação continuar sempre aberta”, reforçou.
O presidente da Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas, Frederico Araújo também falou sobre o pleito atendido. “Essa é uma resposta que a categoria ensejava muito que é a valorização, o reconhecimento de um trabalho diferenciado. Nós somos servidores da segurança pública que trabalhamos servindo e protegendo a sociedade, colocando em risco a própria vida. Isso significa muito para nós”, acrescentou.
Participaram da reunião os estaduais Felipe Souza e Cabo Maciel; o secretário da SSP, coronel Vinicius Almeida; os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Klinger Paiva e Orleilso Muniz; e o delegado-geral da Polícia Civil, Bruno Fraga.
Também compuseram a mesa representantes da Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas (AOPBMAM), Associação dos Praças da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas (APPBMAM), Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas (ASSPBMAM), Associação de Policiais e Bombeiros Militares do Amazonas, Associação de Policiais e Bombeiros Militares da Reserva (APBMIR), Sindicato dos Delegados de Polícia do Amazonas (Sindepol), Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Amazonas (Sinpol), Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (Sinpoeam), Sindicato dos Escrivães e Investigadores da Polícia Civil (Sindeipol), Sindicato dos Servidores e Policiais Penais do Amazonas (Sinspeam), Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Amazonas e Sindicato dos Comissários de Polícia (Sincopol).











