
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realizou serviços de limpeza e desobstrução em igarapés localizados na rua Padre José Nestor, na comunidade Jesus Me Deu, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, e na rua São Lucas, no bairro Crespo, zona Sul, incluindo a limpeza das vias.
“Desde as primeiras horas do dia de hoje, as equipes da Seminf estão distribuídas pela cidade, conforme determinação do prefeito David Almeida, realizando o serviço de limpeza e desobstrução das caixas coletoras, recuperação da rede de drenagem profunda, entre outros serviços para minimizar os impactos das chuvas. Mas, o lixo continua sendo um dos nossos grandes vilões, o descarte irregular do lixo obstrui a passagem da água, provocando alagamentos, mas seguimos firmes com os serviços e atendimentos à população”, afirma o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
A equipe, que conta com o apoio de uma retroescavadeira, remove os lixos descartados de forma irregular que foram levados para as alas do igarapé da comunidade Jesus Me Deu. Sacolas plásticas, utensílios domésticos e garrafas PET foram encontradas no local.
O líder comunitário da área Sidney Ribeiro, 47 anos, foi uma das pessoas que fez a solicitação dos serviços e foi atendido pela prefeitura.
“Em nome da comunidade Jesus Me Deu quero agradecer à Prefeitura de Manaus, hoje, pela manhã, teve uma chuva muito forte, e de forma imediata a equipe da Seminf veio nos atender. Esse serviço irá nos beneficiar bastante, aqui moram aproximadamente 500 famílias, e agradecemos muito o prefeito David Almeida e nosso vice Renato pela sensibilidade e atendimento”, relata o morador.
Limpeza
De forma simultânea, equipes do distrito de obras da zona Sul atuam na limpeza da rua São Lucas, no bairro Crespo, após alagamentos ocorridos devido às fortes chuvas. A situação é por conta do descarte irregular de lixo no igarapé da rua Magalhães Barata, onde corta diversas ruas do bairro, contribuindo diretamente para a obstrução da rede de drenagem e agravando os impactos das chuvas, resultando em alagamentos.
O comerciante Thiago Costa, 34, relata que a obstrução e o descarte de lixo dificultam o acesso dos moradores. “Quando alaga aqui, as pessoas não conseguem trafegar, os clientes não vão ao comércio e a sujeira toma conta das ruas. A dificuldade é grande e a causa principal é o lixo jogado de forma indevida. Com a limpeza e o serviço da prefeitura, irá melhorar bastante”, comenta o comerciante.
Por Rayana Coutinho e Eduarda Lira/ Seminf











