
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) e com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), realizou, na quarta-feira (26/03), a operação RecuperaFone 5. A ação resultou na prisão de cinco pessoas por receptação qualificada e na apreensão de 109 celulares roubados.
A operação ocorreu no conjunto Manoa, no bairro Cidade Nova na zona Norte de Manaus, após a equipe do NIRC rastrear a localização de diversos aparelhos roubados, que apontavam para um mesmo endereço.
Celulares rastreados levaram à prisão dos suspeitos
De acordo com o diretor do NIRC, delegado Bruno Hitotuzi, a investigação teve início a partir do rastreamento da última localização dos celulares furtados.
“Nós verificamos que vários aparelhos indicavam um mesmo ponto, onde funcionam assistências técnicas de celulares. Essas lojas, muitas vezes, realizam desbloqueios e adulterações nos aparelhos. Diante disso, nossas equipes foram ao local e constataram que havia celulares roubados em posse dos suspeitos”, explicou Hitotuzi.
Ao todo, oito estabelecimentos foram fiscalizados, sendo que três deles continham celulares com IMEI registrado como roubado. Durante a ação, três homens e duas mulheres foram presos por envolvimento na receptação dos dispositivos.
Encaminhamento dos presos
Os detidos foram conduzidos à sede do NIRC, onde foram autuados em flagrante por receptação qualificada. Eles permanecerão à disposição da Justiça e devem passar por audiência de custódia nos próximos dias.
A Polícia Civil reforça a importância do registro de ocorrências para que aparelhos roubados possam ser rastreados e recuperados. A população pode denunciar crimes anonimamente por meio do 181, o disque-denúncia da SSP-AM.
Intimações
Conforme Bruno, o NIRC continua enviando intimações via WhatsApp, para recuperar os aparelhos roubados e furtados. “O núcleo vem trabalhando incansavelmente e não é somente nessas operações. Diariamente, intimamos diversas pessoas que têm comprado, infelizmente, esses celulares roubados e têm trazido os celulares aqui até o NIRC. Caso ela entregue o celular, não responderá procedimento algum. Caso não entregue, irá responder”, disse.











