
Na última segunda-feira (24/03), idosos do Grupo de Convivência Estimuloteca, do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), participaram da atividade “Som das Emoções”, uma iniciativa que utiliza a música como ferramenta para a expressão de sentimentos. Através de um “mapa do coração”, os participantes exploraram emoções como tristeza, alegria, amor e esperança, colorindo os quadrinhos do mapa conforme as músicas tocavam.
Bem-estar Emocional na Terceira Idade

A psicóloga Wellania Santos, responsável pela atividade, destacou a importância de identificar e trabalhar os sentimentos dos idosos. “O mapa nos permite verificar as alegrias e tristezas de cada um”, explicou. Ao identificar sentimentos de angústia ou solidão, a equipe do Ceci oferece escuta qualificada e apoio, promovendo o bem-estar emocional, essencial para uma vida saudável e feliz na terceira idade.
Renovação e Acolhimento

Para o aposentado Mario Jorge Tavares dos Santos, 70 anos, as atividades do Ceci são um momento de renovação e socialização. “Me sinto estimulado, bem aceito e disposto a continuar vivendo”, afirmou. Clarice Sá, 73 anos, encontrou no Ceci um espaço de acolhimento e amizade. “Sempre fui uma pessoa isolada, mas aqui me sinto em casa”, disse a idosa, que também participa das aulas de hidroginástica.
Ceci: Um Espaço de Cuidado e Apoio
“A medida que as pessoas envelhecem, enfrentam desafios emocionais”, ressaltou Wellania Santos. “O Ceci oferece o suporte necessário para manter o bem-estar emocional nessa fase da vida”. Atualmente funcionando no CECF Magdalena Arce Daou, devido a obras de manutenção, o Ceci é uma das sete unidades da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) que atende idosos na região.