
O Governo do Amazonas intensificou o combate ao crime organizado nas calhas dos rios, com a expansão e o fortalecimento de suas bases fluviais. A estratégia, implementada de 2020 a 2025, resultou em apreensões significativas de drogas, armas e munições, além da prisão de 300 criminosos, impactando diretamente o tráfico de drogas, crimes ambientais e homicídios na região.
Estratégia e Investimento
O governador Wilson Lima destacou a eficácia da estratégia, ressaltando o investimento em tecnologia e pessoal para garantir a segurança da população ribeirinha. As bases Arpão I, II e III, Tiradentes e Paulo Pinto Nery, equipadas com lanchas blindadas e armamento pesado, como metralhadoras Negev, permitem a abordagem de todas as embarcações, dificultando a ação de criminosos. A recente inauguração da Base Arpão III, com investimento de R$ 10,5 milhões, reforça o compromisso do governo com a segurança pública.
Resultados Significativos
Em 2024, as operações das bases fluviais resultaram na apreensão de 43 toneladas de drogas, representando 70% do total apreendido na Região Norte. Além disso, 122 armas de fogo e 3.144 munições foram retiradas de circulação entre 2020 e 2025.
Trabalho Integrado das Forças de Segurança
O sucesso das operações se deve ao trabalho integrado da Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM). A PMAM realiza o policiamento ostensivo, com auxílio de cães farejadores, enquanto a PC-AM atua na inteligência investigativa e desarticulação de redes criminosas. O CBMAM, com equipes de mergulhadores, realiza varreduras subaquáticas, impedindo o transporte de ilícitos por via fluvial.
Declarações das Autoridades
- Governador Wilson Lima: “Com as estruturas que montamos, não há embarcação que não seja abordada. Isso é resultado do compromisso que temos com a segurança pública.”
- Comandante da PMAM, Coronel Klinger Paiva: “O policiamento com cães é eficaz nesse contexto da operação. Mantemos o cerco para combater o tráfico de drogas.”
- Delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga: “A Polícia Civil trabalha integrada com as demais forças para diminuir o tráfico de drogas pelos rios.”
- Comandante do CBMAM, Coronel Orleiso Muniz: “A atuação integrada amplia o potencial de apreensão, inclusive de drogas e armamentos transportados submersos.”
A estratégia de combate ao crime organizado no Amazonas, com foco nas bases fluviais e no trabalho integrado das forças de segurança, tem se mostrado eficaz na proteção do território e da população ribeirinha.











