As Chefs Luciana Felicori e Viviane Araújo, do Sabor a Mi - Foto: Ekco Produções
O Restaurante Sabor a Mi foi escolhido como o grande vencedor da etapa estadual do concurso ‘O Quilo é Nosso’, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Mundo Mesa e patrocínio de Caixa, Coca-Cola Brasil, Friboi, PicPay, Rational, Pluxee e Seara. O prato vencedor, uma sofisticada Tartelette de Pirarucu, encantou o júri técnico e garantiu a vaga do restaurante na disputa nacional, que será realizada em novembro, em São Paulo.
A escolha aconteceu na tarde de terça-feira (15/10), no Laboratório de Gastronomia da FAMETRO, onde um júri, composto por renomados professores de gastronomia da instituição, avaliou os pratos apresentados. O Sabor a Mi se destacou com sua criação, que combina lombo de pirarucu grelhado, queijo coalho, purê de batata, clara em neve e um pesto de jambu com castanha-do-Brasil, mostrando a riqueza dos sabores regionais.
O prato campeão: Tartelette de Pirarucu com Recheio de Queijo Coalho, Purê de Batatas, Clara em Neve ao molho Pesto de Jambu com Castanha-do-Brasil, do restaurante Sabor a Mi – Foto: Ekco Produções
“Quando fomos convidados para participar do ‘O Quilo É Nosso’, fizemos um estudo do que seria nosso prato”, comentou Luciana Felicori, chef e restaurateur do Sabor a Mi. “Eu gosto muito da gastronomia francesa. Por isso, bolamos a tartelette, que é uma massa com diferentes camadas e, aqui, usamos o pirarucu, que é um dos produtos mais icônicos da nossa região, junto a ingredientes locais como o queijo coalho e o jambu”, completou.
Com o tema “É Comer, Gostar e Votar!”, o evento, que celebra a tradição dos restaurantes self-service e destaca talentos regionais, reuniu seis participantes amazonenses, todos associados à Abrasel, com três finalistas de destaque: Amazon Grill com o Filé de pirarucu ao molho vinagrete com alcaparras, Caboclo Culinária Amazônica com o Pirarucu do Caboclo Pávulo e o vencedor Sabor a Mi.
Rodrigo Zamperlini, presidente da Abrasel no Amazonas, com as Chefs do Sabor a Mi – Foto: Ekco Produções
O presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, celebrou o sucesso do concurso, ressaltando a importância da competição para o setor de alimentação fora do lar. “O Quilo é Nosso não é apenas uma competição, mas uma vitrine para a rica gastronomia do nosso estado. A expectativa é alta, e quem sabe, mais uma vez, poderemos celebrar um restaurante amazonense como campeão nacional. Isso fortalece não só os negócios, mas também a cultura culinária única que temos aqui”, enfatizou.
Na grande final, os melhores restaurantes irão competir entre si pelo título de “Melhor restaurante a quilo do Brasil”, e o ganhador será anunciado em novembro, durante o evento Mesa ao Vivo São Paulo, promovido pela Prazeres da Mesa.
Unhas que apresentam fragilidade, descoloração, ondulações ou manchas podem sinalizar questões que vão muito além da estética. Especialistas alertam que esses sinais funcionam como...