
O realizador russo Andrei Tarkovski, considerado um dos pioneiros do cinema soviético, teve uma carreira promissora no cinema antes de ser interrompida por um câncer em 1986. No entanto, seus filmes continuam a ser populares na sétima arte até hoje. Nesta quinta-feira (19), às 17h30 e 19h10, o Cine Carmen Miranda exibirá gratuitamente dois de seus maiores filmes, “Especial Gênios do Cinema – Tarkovski”. Os filmes são “A infância de Ivan” (1962) e “O espelho” (1975).
A primeira sessão conta a história de Ivan, que após perder os seus pais na II Guerra Mundial, começa a trabalhar para o exército soviético como batedor na retaguarda da defensiva alemã e acaba por formar uma amizade com três oficiais soviéticos. Sendo o primeiro filme de Tarkovski, ‘A infância de Ivan’ ganhou prêmios como o Festival de Veneza 1962 – Leão de Ouro para Melhor Filme e San Francisco Film Festival – Prêmio Golden Gate para Melhor Realizador.
Na sequência será exibida a obra ‘O espelho’, considerada um clássico do cinema soviético e do cinema mundial, sendo eleita o 9º melhor filme de todos os tempos pela revista britânica Sight & Sound, em 2012, na votação dos diretores e 19º na votação dos críticos de cinema. O filme é autobiográfico. O personagem principal é o poeta moribundo Alexei, que é mostrado quando criança e adolescente, enquanto na idade adulta apenas sua voz é ouvida. Todos os eventos são apresentados a partir de seu ponto de vista.
A narrativa, desprovida de um enredo convencional, se desenrola em torno de suas memórias e sonhos, entrelaçados com imagens de arquivo de eventos históricos: a Guerra Civil Espanhola, o lançamento dos primeiros balões estratosféricos soviéticos, a Grande Guerra Patriótica (1941-1945) e o conflito de fronteira na Ilha Damansky (1939). As conexões entre a narrativa e o contexto político soviético acabaram por provocar o rebaixamento do filme na classificação oficial, dificultando a sua distribuição, na URSS. Todavia, mais tarde, seria reconhecido como o melhor filme de Tarkovski e um dos melhores filmes de todos os tempos.
Sábado tem Dercy Gonçalves e Zeudi Souza

Na sexta-feira (20), o Cine Carmen Miranda estará realizando o lançamento de um livro somente para convidados e volta a exibir filmes no sábado (21), às 17h, com o drama cômico ‘A grande vedete’, estrelando Dercy Gonçalves. O filme compõe o ciclo ‘Vai tomar na Dercy’ e tem acesso gratuito também.
Em seguida, tem o especial ‘A tela é do Amazonas – Zeudi Souza’, com trabalhos do cineasta amazonense como ‘No rio das borboletas’, ‘O buraco’ e o lançamento ‘Bicicleta amarela’, a partir das 19h. Após a exibição dos curtas, o próprio Zeudi baterá um papo com os presentes.
O Cine Carmen Miranda funciona na Rua do Congresso, nº 10, Praça do Congresso, Centro, e conta com apoio cultural da Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal, Alliance Française Manaus, Centro Cultural Hileia Amazônica e À LA CARTE, do Belas Artes Grupo.
Assessoria de comunicação: Michel Guerrero











