Aberto o edital de doação onerosa para a compra de máquinas para fabricação de vassouras

Mais de 60 máquinas estão disponíveis para aquisição

Foto: Divulgação / ADS

O edital de credenciamento aberto do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), está disponível para doação onerosa de máquinas para fabricação de vassouras. Existem mais de 60 unidades das máquinas disponíveis. Empreendedores, organizações rurais extrativistas e produtores individuais podem se credenciar no site da ADS (www.ads.am.gov.br).

O edital disponibiliza a aquisição do equipamento com subsídio de até 80% do valor total. “Isso representa um grande ganho para todo o Amazonas, considerando que no mercado, o preço dessa máquina ultrapassa cinco mil reais. Além disso, vale ressaltar que ela não requer energia elétrica para funcionar”, destacou o chefe do departamento de negócios florestais da ADS, Jardel Luzeiro.

A ADS visa fortalecer a cadeia produtiva das fibras naturais. Com a máquina, é possível fabricar vassouras de piaçava, cipó-titica ou vassouras de nylon.

Em Manaus, o credenciamento pode ser realizado de forma presencial na sede da ADS, localizada na avenida Carlos Drummond de Andrade, bairro Japiim, zona sul da capital. No interior, as habilitações poderão ser realizadas nas unidades locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

Capacitação

Artesão Renato Pereira – Foto: Divulgação / ADS

Em julho, a ADS realizou um curso de capacitação para vassoureiros sobre o manuseio de máquinas e alternativas comerciais. O curso ocorreu em dois dias, com aulas teóricas e práticas, beneficiando 30 interessados.

O artesão Renato Pereira, da etnia Baré e residente na reserva indígena Nova Esperança, na zona rural de Manaus, participou da capacitação. Nesta quinta-feira (08/08), o artesão deu entrada na aquisição da máquina.

“O objetivo de solicitar essa máquina para a comunidade é de extrema importância, pois permitirá que muitas famílias obtenham uma fonte de renda para sustentar seus lares. No total, 27 artesãos estarão envolvidos no reaproveitamento de garrafas PETs para a produção de vassoura”, disse.

A iniciativa foi direcionada aos participantes do edital de Doação Onerosa, que visa à aquisição de máquinas de vassouras, e aos interessados em fabricar e comercializar o utensílio doméstico.

Durante o curso, os vassoureiros foram capacitados no manuseio da máquina de fabricação de vassouras e receberam informações sobre alternativas para a comercialização do produto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.