
Traçar o perfil da pessoa que consome os produtos da sociobiodiversidade da Amazônia: esse é objetivo da Consulta Pública, aberta, este mês, pelo Projeto Rural Sustentável – Amazônia. A proposta é construir, com as 18 Organizações Socioprodutivas (OSPs) parceiras do Projeto e público geral, um caminho que incentive, amplie e diversifique o mercado amazônico. As contribuições podem ser enviadas por meio de formulário online, até o dia 31 de agosto. Participe em https://prsamazonia.org.br/consulta-publica/.
Açaí, cacau, pirarucu, café, açaí, castanha-do-Brasil são exemplos dos produtos da rica sociobiodiversidade amazônica. O manejo sustentável e uso de produtos como esses são capazes de promover a geração de renda e a segurança alimentar de comunidades locais e povos indígenas, além de abastecer mercados nacionais e internacionais e contribuir com a conservação e recuperação das florestas.
Uma das frentes de atuação do PRS–Amazônia é justamente o fortalecimento de cadeias produtivas e de mercados amazônicos, a partir de pesquisas e do diálogo aberto com organizações socioprodutivas da região e com quem busca contribuir com um futuro mais sustentável. Neste contexto, a Consulta Pública surge para entender o perfil da pessoa consumidora e servir como fonte de conhecimento para a construção, conjunta, de estratégias que impulsionem o comércio de produtos amazônicos em novos mercados e de fortalecimento das organizações locais.
As informações coletadas serão compiladas, junto às percepções das Organizações Socioprodutivas (OSPs), em um Estudo de Mercados, que servirá de insumo para elaboração de planos de ampliação, diversificação, divulgação e promoção de mercados e dos produtos amazônicos.
“A partir das respostas, a gente vai poder traçar o perfil e o comportamento da pessoa consumidora e mostrar o resultado dessa pesquisa aos agroextrativistas e agricultores familiares, às organizações socioprodutivas (OSPs) e aos demais envolvidos no Projeto. Nossa intenção é que as pessoas tenham acesso às informações sobre os desafios e as oportunidades do mercado existente e que possamos contribuir para a construção de mercados justos e sensíveis à sustentabilidade”, conta a Coordenadora de fortalecimento de cadeias e de mercados do Projeto, Marccella Lopes.“Essas informações poderão ajudá-los a decidir sobre a construção de novos mercados e a planejar melhor a inserção de seus produtos e novos produtos, no mercado e em novos mercados”, destaca.
Quem pode participar?
Todas as pessoas que querem ajudar a fortalecer o mercado local amazônico. A Consulta Pública busca coletar respostas de pessoas de diferentes idades, gêneros, classes sociais, grau de escolaridade e regiões do país. Participe em prsamazonia.org.br/consulta-publica. Todas as contribuições são bem-vindas.
Sobre o Projeto Rural Sustentável – Amazônia
O PRS – Amazônia busca fortalecer seis cadeias produtivas, do cultivo à comercialização, em três estados do norte do país: pirarucu de manejo e castanha-do-Brasil no Amazonas, açaí e cacau no Pará e peixes redondos e café em Rondônia. Para isso, o Projeto se propõe a incentivar práticas produtivas sustentáveis e fortalecer coletivos produtivos ou agroextrativistas – chamados de Organizações Socioprodutivas (OSP) -, para gerar mais renda, difundir conhecimento e criar um legado sustentável.
O projeto é resultado da Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como responsável pela sua execução.
PRS Amazônia











