
A partir desta quinta-feira (1º/08) até sábado (03/08), a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara realiza o seminário “Humanização da Medicina: da Prática Clínica à Pesquisa Científica”. O evento tem como objetivo discutir a importância da sensibilidade e do cuidado na rotina do atendimento médico diário por meio de uma programação diversificada, com palestras e atividades de campo, incluindo visita a uma comunidade indígena do município.
A diretora-geral da Afya Itacoatiara, Soraia Santos Tatikawa Campos, explica que Medicina humanizada visa proporcionar acolhimento e segurança aos pacientes, com atendimento mais empático, desde a recepção a todo o processo de tratamento pelo qual irão passar. “Esse conceito busca tratar a pessoa como prioridade e não a doença”, ressalta.
A programação terá início nesta quinta-feira, às 18h, no auditório da Afya Itacoatiara. Após a abertura oficial, a professora Bruna Borges, médica e enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e docente da instituição, ministrará a palestra “Medicina humanizada na Telemedicina”. “O procedimento influencia positivamente a relação entre médico-paciente, mesmo na Telemedicina, uma vez que por meio da comunicação eficaz e da escuta qualificada, a pessoa se sente mais confiante para seguir com as recomendações médicas”, avalia a professora.
Após essa palestra, o estudante de Medicina Lurdiano Freitas, da Afya Ipatinga/MG, influencer e entusiasta da Medicina Humanizada, vai dar dicas de como promover essa prática por meio de publicações nas redes sociais. Aos 29 anos, ele viralizou na web após compartilhar ligações a pacientes que ele atende.
Lurdiano realiza as chamadas telefônicas uma semana após as consultas e isso faz parte de uma estratégia conhecida como busca ativa — que tem o objetivo de aproximar o profissional do paciente e observar como está a evolução do quadro de saúde. Segue a metodologia de um artigo científico publicado em abril e faz parte do que hoje é um projeto de extensão na Afya Ipatinga.
“Quando decidi fazer Medicina, eu tinha um propósito bem definido, que era ajudar as pessoas. Minha profissão não se resume a um atendimento, mas sim, sobre a alma humana tocando a outra”, afirma o estudante.
Na sexta-feira (02/08), a programação será dedicada a atividades internas, com rodas de conversa entre Lurdiano Freitas, a Liga Acadêmica de Habilidades e Atitudes Médicas (LAHAM) e os estudantes de Medicina de Itacoatiara. “Essas discussões proporcionarão um ambiente de troca de experiências e conhecimento, promovendo a integração entre os participantes”, pontua Soraia Tatikawa.
O evento se encerra sábado (03/08), com uma atividade de campo na comunidade indígena Aldeia do Correnteza, localizada no Rio Urubu, na zona rural de Itacoatiara. No local, os participantes do seminário vão realizar atendimentos de saúde, aplicando na prática os conceitos discutidos durante o evento, com foco na humanização.
A diretora-geral destaca a importância desta semana de atividades para a formação de médicos e para a melhoria da saúde na região. “Por meio de iniciativas como esta, a instituição reafirma seu compromisso com ensino de qualidade levando à população acesso à saúde”, reforça Soraia. As palestras são abertas para participação de profissionais da área e estudantes que desejam participar de forma gratuita. As inscrições têm vagas limitadas. O link está disponível na bio da página no Instagram @Afya.Itacoatiara.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.583 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Três Comunicação e Marketing











