Operador de energia divulga relatório preliminar sobre apagão

Falta de abastecimento afetou 25 Estados e o Distrito Federal

Roraima é a única unidade da Federação não afetada pelo problema de energia - Foto: Marcelo Casal Jr | Agência Brasil

Na quinta-feira 17, o Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou um relatório preliminar sobre o apagão que abateu o Brasil nesta semana.

Mais de 48 horas depois da falta de abastecimento, que afetou 25 Estados e o Distrito Federal, os peritos ainda buscam encontrar as causas da interrupção de energia.

De acordo com o ONS, o problema inicial ocorreu em virtude de uma falha numa linha de transmissão do Ceará. Entretanto, esse problema não seria capaz de derrubar todo o sistema.

O documento mostra que, depois do apagão, o sistema passou a operar em condições mais conservadoras. A intenção, nesse caso, é garantir a segurança do fornecimento de energia. O relatório definitivo deve ficar pronto em até 45 dias.

Apagão planejado?

Na terça-feira 15, o ONS informou que a medida foi uma “ação controlada”, para evitar um problema maior.

O apagão elétrico afetou 25 Estados e o Distrito Federal. Somente Roraima não sofreu com a falta de energia na manhã daquele dia. O Estado é o único que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional.

De acordo com o ONS, uma “ocorrência” às 8h30 levou a uma “separação elétrica” no sistema interligado. Foi como se o Norte e o Nordeste tivessem se desconectado do Sul e do Sudeste.

apagão no amapá - jair bolsonaro - mp - isenção na conta de luz
Na terça-feira 15, o ONS informou que a medida foi uma ‘ação controlada’, para evitar um problema maior – Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

As causas do problema ainda estão sendo apuradas. “Houve pelo menos 16 mil megawatts de interrupção de energia”, informou o ONS. “A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada, para evitar propagação da ocorrência.”

Entre os 16 mil megawatts interrompidos, 13,5 mil já tinham sido recompostos até as 12h25, ainda de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

O Ministério de Minas e Energia reafirmou as palavras do ONS e informou que o ministro Alexandre Silveira determinou o desenvolvimento de uma “sala de situação” para monitorar o caso.

Fonte: https://revistaoeste.com/brasil/operador-de-energia-relatorio-preliminar-apagao/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.