Rússia diz que analisa iniciativas de paz formuladas pelo Brasil

Vice-chanceler russo também afirmou que aprecia "posição equilibrada" do governo brasileiro

Às vésperas do marco de um ano da guerra na Ucrânia, o vice-chanceler russo disse que o país analisa as iniciativas de paz formuladas pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com a agência de notícias Tass.

Ainda foi pontuado que Moscou “aprecia a posição equilibrada do Brasil“, citando a recusa de Lula de enviar munições para o conflito.

Em entrevista exclusiva à CNN no dia 16 de fevereiro, o chefe de Estado brasileiro avaliou a invasão como “erro histórico” da Rússia, mas ponderou que não enviará munições para a Ucrânia, pois isso significaria que estaria entrando no conflito armado.

Isso ocorre no mesmo momento em que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um pedido de cessar-fogo.

Neste documento, há um trecho inserido pela diplomacia brasileira que fala, além da trégua, de negociações diplomáticas mediadas por países do Ocidente e do Leste Europeu visando encontrar um caminho para o fim definitivo da guerra.

Este também é um dos poucos movimentos que o governo russo fez em direção a uma conversa diplomática e propostas de paz.

Anteriormente, o Kremlin ressaltava que não negociaria sob pressão e que não tinha outros parceiros independentes com quem pudesse fazer essa ponderação.

Por Tiago Tortella, da CNN

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.