
O Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), localizado na Avenida Silves, 2222, no bairro Distrito Industrial, zona Sul de Manaus, recebeu a Exposição de Presépios – Povos Criativos. O evento que foi comemorativo para os feirantes, parceiros e população que ao longo de 2022, participaram das edições da Feira de Economia Criativa, a apresentação foi realizada no domingo (11), com início às 14h e contou com a presença do Secretário Executivo de Cultura e Economia Criativa, Cândido Jeremias, do Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner e do Frei Paulo Xavier.
O Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, fez a cerimônia de benção e lembrou a importância do natal e o significado do presépio, “quando nós começamos a meditar e olhar para dentro do presépio, nós vemos como é extraordinário Deus poder ser um de nós. Que esta exposição dos presépios nos ajude a recordar esse mistério tão extraordinário que alimenta as nossas vidas, as nossas comunidades, alimenta todo nosso universo”, disse Dom Leonardo Steiner.

Para o Secretário Executivo de Cultura e Economia Criativa, Cândido Jeremias, a benção aos presépios é muito emocionante e uma grande honra para todos os servidores, trabalhadores e artistas, “o maior significado é o nascimento de Jesus e é algo que a gente com certeza leva pra nossa vida toda”, disse o secretário.
A exposição contou com presépios dos acervos das famílias Cavalcante de Assis, Monteiro Marques e Pereira Furtado, do artista plástico amazonense Jair Jacqmont, Raquel Botelho, Jessilda Furtado, Neide Cavalcante, Térida Muñoz, Luana Baima, Rosa dos Anjos, Ateliê Rejane Melo, da Igreja São Francisco das Chagas e do Centro Cultural dos Povos da Amazônia. A exposição também teve uma apresentação musical especial com o músico e compositor Celdo Braga e Inaiá Braga.











