Dólar sobe 0,33%, a R$ 4,890; Bolsa cai 1,55% com preocupação fiscal

Foto: Nazanin Tabatabaee-Reuters

Nesta quarta-feira (8), o dólar subiu 0,33% e fechou cotado a R$ 4,890. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores (B3), índice de referência do mercado acionário brasileiro, caiu 1,55%, a 108.367,67 pontos.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

A bolsa paulista teve uma sessão negativa enfraquecida ainda por receios com os efeitos fiscais por causa da proposta do governo brasileiro para controlar os preços de combustíveis e viés de baixa em Wall Street. As discussões sobre a desoneração de combustíveis continuam no foco de atenções, uma vez que, apesar de um esperado alívio na inflação, devem provocar um aumento importante nos gastos federais, o que aumenta o risco fiscal do país.

Cenário norte-americano

O banco central norte-americano, o Federal Reserve, já elevou os custos dos empréstimos em 0,75 ponto percentual desde março, e indicou que deve aumentar os juros em 0,50 ponto em cada uma de suas próximas duas reuniões, pelo menos. Isso tende a tornar a dívida do país —a mais segura do mundo— mais rentável, o que, no geral, é visto como fator de impulso para o dólar.

Na sexta-feira, dados de inflação dos Estados Unidos serão avaliados em busca de pistas sobre os próximos passos de política monetária do Fed, que se encontrará na semana que vem para nova fixação dos juros. Franklin disse que a expectativa tanto pelos dados quanto pela reunião do banco central deve manter a volatilidade nos mercados de câmbio elevada.

Fonte: https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2022/06/08/dolar-ibovespa-8-de-junho.htm

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.