Governo do Amazonas certifica mais duas unidades de beneficiamento de pescado

Estado, por meio da Adaf, fecha o ano de 2021 com 166 empreendimentos com SIEs ativos, dos quais 5 entregues neste ano

Unidade de beneficiamento de pescado em Manacapuru - Foto: Divulgação/Adaf

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), entregou os certificados de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) a duas unidades de beneficiamento de pescado no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Com mais esses registros, o Amazonas fecha o ano de 2021 com 166 empreendimentos com SIEs ativos, dos quais cinco foram entregues ao longo deste ano.

Os estabelecimentos Frigorífico Santo Antônio e Chikó Alimentos já podem processar e comercializar produtos de pescado com o Selo de Inspeção Estadual, que assegura a qualidade e inocuidade dos alimentos de origem animal produzidos no Amazonas.

Localizado no quilômetro 73, da rodovia AM-070, o Entreposto de Pescado Frigorífico Santo Antônio passa a operar sob o SIE n°132, com capacidade para processar 20 toneladas de pescado diariamente, empregando oito funcionários.

Para Antônio Souza, proprietário do Frigorífico Santo Antônio, obter o selo de inspeção é sinônimo de qualidade para a comercialização dos alimentos.

“Estamos buscando sempre melhorar os nossos produtos, já trabalhávamos com peixe de barco, mas decidimos alcançar mais um passo, obtendo o SIE junto à Adaf para entrarmos no mercado com responsabilidade”, declarou Antônio Souza.

Questionado sobre a expectativa para os negócios a partir de agora, Antônio afirma que o objetivo é crescer e melhorar cada vez mais o trabalho. “O Sisbi pode ser o nosso próximo passo e fazer com que o nosso produto seja expandido e reconhecido internacionalmente”, finalizou o proprietário.

No dia 9 de dezembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), concedeu à Adaf o Certificado de Equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa), que oportuniza aos empreendimentos comercializarem seus produtos de origem animal fora do estado do Amazonas, realizando o reconhecimento nacional dos produtos regionais.

Alimento seguro

O proprietário da Chikó Alimentos, Raimundo Chikó, que já conta com o Serviço de Inspeção Federal (SIF), também no município de Manacapuru – do empreendimento Frigopesca -, agora obteve a adesão ao SIE n°237, que tem capacidade para processar 45 toneladas de pescado por mês e emprega 20 pessoas, inicialmente.

“Sabemos que grande parte da comercialização de peixe não é confiável, então vemos o pirarucu nas feiras sem saber a procedência. Optamos por trabalhar com uma indústria de qualidade, para levar um alimento seguro à mesa do consumidor”, destacou Chikó.

Os estabelecimentos têm em Manaus seu principal mercado consumidor.

Atividade econômica

Para o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, a inauguração das duas unidades de processamento de pescado, em Manacapuru, demonstra a força do interior no fomento à atividade econômica.

“Isso é um incentivo para a produção na região do município, colocando esses produtos nas principais prateleiras dos mercados no Estado, assegurando àquelas pessoas que compram o produto a garantia de segurança e inocuidade”, destacou o diretor.

O gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adaf (Gipoa/Adaf), Eudimar Rocha, ressalta o trabalho desenvolvido pela equipe da gerência, dando suporte aos empreendedores no processo de obtenção do SIE. “Neste ano de muitas dificuldades, a equipe da Adaf, especialmente da Gipoa, conseguiu superar desafios e prestar todo o auxílio necessário para que empreendimentos como esses pudessem abrir as portas, gerar empregos e fornecer produtos certificados e com qualidade assegurada”, disse o gerente.

Presente no momento da certificação dos dois novos empreendimentos, o secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrucio Magalhães, destacou a relevância dos entrepostos para o estado e o trabalho da Adaf no processo.

“O desafio agora vai ser grande, vocês vão gerar empregos, renda e ajudar quem também está na ponta, realizando a venda desse produto. Meus parabéns à Adaf, que conclui esse trabalho, rotineiramente, da melhor forma possível, para que seja fornecido para nós um produto seguro”, finalizou.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.