Álvaro Campelo, Associação de Praças da PM e Cetam lançam cursos técnicos para jovens

Foto: Divulgação

Foi lançado na segunda-feira (04), na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o projeto “Praças do Futuro”. O objetivo é proporcionar a formação de famílias de militares, vítimas da Covid-19, e a sociedade em geral.

O curso escolhido para dar início ao calendário de atividades foi o de “Inspetor de Controle de Qualidade”, que acontece de 04 a 08 de outubro. A iniciativa é coordenada pela Associação das Praças da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas (APPBMAM), com o apoio da Comissão de Promoção e Defesa das Crianças, Adolescentes e Jovens da Aleam, presidida pelo deputado estadual, Álvaro Campelo, e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).

Para o sargento Igor Silva, presidente da APPBMAM, a realização é um marco para os militares. “Esse curso vai entrar na história, com o apoio do deputado Álvaro, que abriu a Casa do povo para formar esses profissionais. O projeto abre vagas de cursos profissionalizantes para que as pessoas alcancem o mercado de trabalho. Nossa ideia é ampliar os cursos, até em dois turnos, para a sociedade como um todo”, afirmou Silva.

Álvaro Campelo explicou que o lançamento do projeto, é o pontapé inicial de um processo que pode alcançar todo o Amazonas.  “Hoje, demos o pontapé inicial, mas teremos outras etapas com a disponibilidade de vários cursos. Sabemos da necessidade de qualificação desses jovens, que precisam estar preparados para conquistar uma vaga no competitivo mercado de trabalho”, afirmou o parlamentar.

Desemprego em alta

A taxa de desemprego no Amazonas atingiu 15,8% e superou a média nacional de 13,5% no ano de 2020. Os dados foram divulgados em março deste ano, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou situação semelhante em outros 19 estados.

O IBGE aponta que as taxas subiram, porque em 2020, não só o mercado formal foi afetado, mas também o mercado informal, que é a principal porta de entrada dos trabalhadores. Todo o período analisado é comparado ao mesmo período de 2019, quando ainda não havia pandemia no país.

Por Giovanne Serafim

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.