Utilização de bioinsumos no Agronegócio

Ministra Tereza Cristina visitou as instalações da biofábrica da Fazenda Pamplona, em Cristalina (GO) – Foto: Divulgação

Há um ano, foi lançado o Programa Nacional de Bioinsumos para impulsionar ainda mais esse mercado, que está em crescente expansão.

Além de incentivar a bioeconomia, a utilização de bioinsumos no setor agropecuário representa uma alternativa para o produtor rural, seja para nutrição das plantas, seja no controle de pragas e/ou doenças de diversas culturas agrícolas. O uso reduz custos do sistema de produção, gerando maior produtividade, renda e promove o uso sustentável da nossa rica diversidade biológica.

O que são bioinsumos?

O produto, o processo ou a tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana, destinados ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento de produtos agropecuários que interfiram positivamente no crescimento, no desenvolvimento e no mecanismo de resposta de animais, de plantas, de microrganismos e de substâncias derivadas e que interajam com os produtos e os processos físico-químicos e biológicos.

Abrange desde inoculantes, promotores de crescimento de plantas, biofertilizantes, produtos para nutrição vegetal e animal, extratos vegetais, defensivos feitos a partir de micro-organismos benéficos para controle de pragas, parasitos e doenças, como fungos, bactérias e ácaros, entre outros.

#Bioinsumo é um tema importante para o desenvolvimento da agricultura atual e dos próximos anos. Facilitar o acesso a estes recursos valoriza a biodiversidade brasileira, promove inovação, gera novos negócios e beneficia o agronegócio.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.