No Encontro Lixo Zero, Semulsp anuncia a ampliação da quantidade de locais para entrega de recicláveis em Manaus

Foto: Reprodução/Assessoria

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) vai ampliar, de 24 para 40, a quantidade de locais para entrega de recicláveis em Manaus. São os chamados Pontos de Entrega Voluntária (PEV). O anúncio foi feito pelo assessor técnico da Semulsp, Luiz Paz, no primeiro dia do 3º Encontro Lixo Zero, na última terça-feira (25). O evento, que é on-line e segue até esta quinta-feira (27), apresentou número recorde de participação na abertura, com mais 400 pessoas assistindo a transmissão.

Nesta quarta-feira (26), a programação segue com debates sobre a importância de trabalhar a conscientização e educação sobre o meio ambiente nas escolas, além da apresentação de projetos que atuam com reciclagem de diferentes tipos de materiais. O evento, organizado pelo coletivo Manaus Lixo Zero, começa sempre às 18h e é transmitido gratuitamente pelo Instagram @manaus_lixo_zero.

Segundo o embaixador do Instituto Lixo Zero em Manaus e diretor da Damata Consultoria, o biólogo Daniel Santos, o evento se consolida como um fórum de extrema importância para a discussão de práticas que ajudam a melhorar a cidade, respeitar o meio ambiente e a dar um destino correto aos resíduos que são gerados, de forma a reduzir a quantidade de materiais que chegam aos aterros sanitários. O encontro promovido em Manaus, que no ano passado ganhou do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) o prêmio de melhor iniciativa do segmento, no país, reúne representantes do poder público, Organizações Não Governamentais (ONGs), cooperativas de reciclagem, empresas, entre outros.

De acordo com Daniel Santos, o anúncio feito pela Semulsp de ampliação do número de PEVs em Manaus, até o início do segundo semestre, é um passo importante e necessário, no processo de conscientização da população em relação à destinação correta dos resíduos. “Quanto mais a população tiver acesso à estrutura para fazer o descarte correto dos resíduos, maior a conscientização. Com o tempo, menos materiais irão parar no aterro ou mesmo nos igarapés”, destacou.

Ainda no primeiro dia do evento, o vereador Fransuá Matos falou sobre a implantação da lei das sacolas plásticas, que deve entrar em vigor em outubro deste ano. “Outros estados já possuem leis semelhantes a essa e tem funcionado muito bem. O plástico é um dos resíduos que mais prejudica o meio ambiente, pelo seu extenso tempo de decomposição. Reduzindo sua utilização, mesmo que seja apenas nas sacolas plásticas, o retorno para o meio ambiente será muito positivo”, frisou.

Programação

Nesta quarta-feira (26) as discussões são sobre Educação e Conscientização e contam com a presença da coordenadora pedagógica do projeto Ocas do Conhecimento Ambiental, Erica Amorim. Ela vai falar sobre o ensino da educação ambiental e coleta seletiva nas escolas municipais. Também fazem parte do debate os representantes do projeto Garis da Alegria, que realizam um trabalho de conscientização do descarte correto dos resíduos, através da música, e a professora do curso Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Débora Clivati. Ela comenta sobre a experiência de disseminação, pelos alunos em estágio, do processo de gestão dos resíduos.

Foto: Reprodução/Assessoria

Às 19h30, o Encontro Lixo Zero coloca em pauta o tema Reciclagem, com apresentação do diretor do projeto Descarte Correto, Alessandro Dineli, da presidente da Associação de Catadores de Recicláveis (ACR), Irineide Lima, e do diretor da indústria de reciclagem e de embalagem (PCE), Mauro Estravate.

O Encontro Municipal Lizo Zero encerra nesta quinta-feira (27). A programação inicia às 18h. O primeiro tema será Compostagem e contará com a presença de Emanoel Leite, do projeto Terra Preta, Tiago Ayub, da Chácara Way, e Marcos Alho, professor de Biologia da rede pública do estado. Às 19h30, o assunto será Tendências e Estilo de Vida. Os convidados são Thiago Andrade, coordenador da ação Drive-thru Ambiental, Íris Revilla, proprietária do restaurante Livre Leve Gastronomia Funcional, e Fabiane Aguiar, da empresa Ecoar.

Por Três Comunicação e Marketing

Jéssica Vasconcelos

(92) 98140-0380

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.