Política David Almeida defende que o modelo de Manaus pode abrir um novo...

David Almeida defende que o modelo de Manaus pode abrir um novo caminho para o Amazonas

Fotos: Dhyeizo Lemos / ASCOM

A estratégia de utilizar os resultados conquistados na capital como cartão de visitas para o Governo do Amazonas ganhou ritmo intenso nas agendas públicas do partido Avante.

Ao apresentar as obras executadas em Manaus como prova de capacidade administrativa, o candidato ao governo estadual, David Almeida, busca convencer o eleitorado de que a eficiência de gestão pode ser replicada nos municípios do interior.

Contudo, o debate exige uma análise ponderada sobre as profundas diferenças de logística, escala e orçamento entre a estrutura da capital e os desafios históricos das calhas dos rios amazonenses.

Ações no São José I

Em encontro temático promovido na noite de terça-feira (28/7), cerca de 1.200 pessoas lotaram a quadra da Escola de Samba Grande Família, no bairro São José I.

Na chegada ao local, o candidato foi recebido por moradores com abraços, manifestações de apoio e agradecimentos diretos pelas intervenções viárias e sociais realizadas na comunidade.

Durante o evento, voltado a ouvir lideranças comunitárias e fundamentar as propostas do seu “Plano de Governo”, o candidato prestou contas da atuação municipal na zona leste, detalhando investimentos estruturais:

  • Execução de 16 obras na rua Barreirinha, incluindo escolas, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidade Básica de Saúde (UBS), Policlínicas e o núcleo operacional da Guarda Municipal.
  • Reforma completa do Campo do Bahia.
  • Recapeamento asfáltico em 54 ruas espalhadas pelo bairro.
  • Entrega de mais de 700 títulos definitivos de imóveis.

“Só na rua Barreirinha no São José, temos 16 obras entre escolas, CRAS, UBS, Policlínicas, e o núcleo operacional da Guarda Municipal. Reformamos o Campo do Bahia, recapeamos em todo o bairro 54 ruas e entregamos mais de 700 títulos de imóveis. São construções, reformas e ampliações que sem dúvida melhoraram a vida da população”, destacou David Almeida.

A tese defendida pelo candidato sustenta que o principal entrave do Estado não reside no volume financeiro disponível, mas na efetiva aplicação das verbas públicas na ponta.

“Se Manaus conseguiu avançar na educação, na saúde, na infraestrutura e na qualidade dos serviços públicos, o Amazonas também pode. O que faz a diferença não é apenas o tamanho do orçamento, mas a capacidade de transformar recursos em resultados para a população”, declarou o candidato.

Fila do SISREG

A área da saúde, gargalo histórico da administração pública regional, teve protagonismo no debate com a participação da candidata a vice-governadora pelo Avante, Dra. Shádia. Médica do Sistema Único de Saúde (SUS) há 17 anos e ex-secretária municipal de Saúde de Manaus, ela argumentou que a experiência acumulada na capital oferece o caminho para reorganizar a rede estadual e mitigar o tempo de espera no Sistema de Regulação (SISREG).

“Vamos zerar a fila do Sisreg com planejamento, ação e transparência. Essa fila da morte vai deixar de ser um drama para as famílias”, declarou Dra. Shádia.

A pré-candidata à Câmara Federal, Dra. Aryel Almeida, reforçou a urgência de fortalecer o atendimento público sanitário e expandir as parcerias institucionais em defesa do SUS.

Ato na zona centro-sul

A movimentação política continuou na noite de quarta-feira (29/7), na Arena Avante, localizada na zona Centro-Sul.

O espaço reuniu aproximadamente 1.500 pessoas no ato de lançamento da candidatura da empresária Katy Feitoza à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

O evento concentrou lideranças comunitárias, empreendedores, representantes de movimentos sociais e apoiadores vindos tanto da capital quanto do interior.

O ato contou com a presença do presidente estadual do Avante e candidato ao Governo, David Almeida, além de Dra. Shádia e Dra. Aryel Almeida. Assim como no evento anterior, o candidato ao governo percorreu o recinto cumprimentando os apoiadores antes de subir ao palco.

Em seu pronunciamento, David Almeida elogiou a força de mobilização de Katy Feitoza e defendeu a extensão do modelo de gestão da capital para áreas cruciais como educação, habitação, assistência social e infraestrutura urbana.

“O que está em jogo é o futuro do nosso Estado. Não estou aqui para fazer promessas, mas para assumir compromissos. O que deu certo em Manaus pode ser ampliado para o Amazonas, com planejamento, trabalho e capacidade de transformar recursos públicos em resultados para a população”, declarou David Almeida.

Bandeiras e representatividade

Ao apresentar suas propostas para o mandato parlamentar, Katy Feitoza focou no incentivo ao empreendedorismo feminino, no suporte estatal a mães atípicas, em ações preventivas contra a obesidade e em projetos voltados à promoção da saúde.

“Eu dei o meu nome para representar vocês. Este projeto existe para melhorar o Amazonas, transformar a nossa realidade e criar oportunidades para quem mais precisa. Escolhi permanecer ao lado de um grupo com o qual construí uma relação de confiança, lealdade e trabalho”, afirmou Katy Feitoza.

A candidata também relatou uma vivência pessoal marcante durante o tratamento de seu marido contra a obesidade, citando o fato como motivação central para defender políticas públicas de prevenção e acesso facilitado aos tratamentos de saúde.

O papel da mulher na política encerrou as manifestações da noite. Dra. Aryel Almeida ressaltou a necessidade de maior presença feminina nos espaços decisórios, sobretudo em setores sociais e de saúde.

Na mesma linha, Dra. Shádia enfatizou que apoiar a trajetória de empreendedoras gera autonomia financeira, renda e estabilidade para as famílias amazonenses.

Fonte: ASCOM | Emanuelle Baires e Israel Conte

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.