Empresa investe em jovens trabalhadores como forma de incentivar o desenvolvimento profissional

Foto: Divulgação/Três Comunicação e Marketing

A inserção no mercado de trabalho para os jovens nem sempre é fácil. A inexperiência é um dos principais fatores que dificultam a contratação e é o ponto chave de iniciativas empresariais que visam a quebra dessa barreira.

É o caso, por exemplo, do Superatacado Nova Era, que mantém em seu quadro de colaboradores jovens aprendizes e estagiários. A gerente de Recursos Humanos do Nova Era, Viviane Oliveira, ressalta que faz parte da política interna da empresa gerar oportunidades para todos os públicos. Ajudar o jovem a inserir-se no mercado de trabalho, diz ela, tem inúmeros benefícios para a companhia. “O jovem renova o ambiente de trabalho com novas ideias e a sede de aprendizagem. Isso é muito importante para as equipes de todas as áreas”, frisou.

Além disso, ao contratar um jovem, a empresa contribui com o seu desenvolvimento profissional. “Ao serem contratados, muitos se destacam em suas funções. Apoiar a juventude é também reter talentos, pessoas que vão ajudar no crescimento da empresa, apresentando novas ideias e revitalizando todas as áreas”, destacou.

Viviane ressalta que o fato de o jovem, na maioria das vezes, ter pouca ou nenhuma experiência, faz com que os gestores tenham um papel primordial na carreira deles, ensinando, incentivando, corrigindo e moldando o perfil profissional.

Entre os jovens que atuam no Nova Era está Bruna Figueiredo. Ela trabalha na área fiscal como Aprendiz há nove meses e conta que esta é sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. “Eu não tinha nenhuma experiência e tenho aprendido muito nesses meses. Toda a equipe tem sido muito atenciosa ao me ensinar as tarefas”, relatou.

Segundo Bruna, é muito difícil para o jovem conseguir ingressar no mercado. “Mesmo que em alguns casos a pessoa tenha um curso que a permita exercer determinada função, nem sempre a empresa contrata. O Nova Era foi uma grata surpresa. Tenho muitos planos de continuar aprendendo e crescendo na empresa”, frisou.

Outra jovem que começou no Nova Era como estagiária é Vitória Risso. Ela conta que antes mesmo do seu contrato ser encerrado, conseguiu ser efetivada no setor de Recursos Humanos. “Eu faço faculdade de Psicologia e ainda não tinha tido nenhuma experiência na área. Isso me preocupava, porque sei o quanto é importante ter esse contato com o mercado antes mesmo de terminar o curso. Felizmente, surgiu uma oportunidade no Nova Era. Participei de uma seleção com mais de 30 pessoas e fui contratada”, explicou.

De acordo com Vitória, para a felicidade dela, antes do seu contrato de estágio encerrar, surgiu uma oportunidade de contratação efetiva. “O período de estágio foi muito importante, pois aprendi questões técnicas da área, mas, principalmente, de lidar sob pressão. Talvez se eu chegasse no mercado, depois de formada, sem essa experiência, tudo fosse mais difícil”.

Quem também conseguiu ser efetivado após passar pelo estágio foi Jhon Carvalho, que está concluindo o curso de técnico de Segurança do Trabalho. “Eu iniciei o estágio em janeiro deste ano e, após dois meses, para minha felicidade, fui efetivado. Meu objetivo é permanecer na empresa por muito tempo. Minha maior preocupação era terminar o curso e não ter experiência ou perspectiva de conseguir uma vaga de trabalho. Sou muito grato por essa chance”, comemorou.

Por Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.