
Na sua quinta edição, o projeto “Leitura para Todos” traz a temática amazônica como pauta, uma referência à proximidade da COP 30, que será em novembro, em Belém. O projeto vai distribuir, em todo o país, 100 mil exemplares do livro “Na Beira do Rio”, a crianças de até sete anos assistidas por entidades parceiras da ALLOS, empresa administradora do Amazonas Shopping.
Em Manaus, o Amazonas Shopping fará a doação dos livros, de autoria da escritora paraense Patrícia Nogueira, ao Abrigo Nacer. O Abrigo Nacer atua no Amazonas desde 1996, na assistência, acolhimento e desenvolvimento de atividades sociais voltadas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O projeto “Leitura para Todos”, que já atingiu a marca de um milhão de livros distribuídos desde 2021, conta com a colaboração do Instituto da Criança, responsável por identificar e selecionar as entidades sociais beneficiadas por todo o Brasil. É um programa de abrangência nacional desenvolvido pela ALLOS.
Para a gerente de Marketing do Amazonas Shopping, Ivanna Passos, é uma ação que reforça o papel do centro de compras na valorização da leitura e da cultura da região.
“O ‘Leitura para Todos’ evidencia a responsabilidade do shopping com a formação das novas gerações e com o fortalecimento da identidade amazônica. É recompensador ver um projeto desta magnitude motivar crianças e promover a transformação social”, destaca.
A diretora de Marketing da ALLOS, Ana Paula Niemeyer, ressalta que esta edição do projeto salienta o papel do ensino como instrumento de transformação social, em sintonia com os compromissos sociais e de sustentabilidade assumidos pela empresa.
Consciência e identidade
A obra “Na Beira do Rio” reúne relatos de ribeirinhos e indígenas, dando voz também aos animais da floresta, abordando aspectos como diversidade, equidade e sustentabilidade. A publicação apresenta, ainda, um glossário de expressões típicas do Norte, mostrando a riqueza cultural e linguística da região.
“O livro é um convite para ouvir as falas que ecoam das margens e das copas do bioma. São narrativas que fascinam e despertam a consciência”, comenta a autora Patrícia Nogueira, que é professora, produtora cultural e pesquisadora em Literatura Infantil, Amazônica e Indígena.
Três Comunicação e Marketing